quinta-feira, 11 de junho de 2015

UFRN sedia o III Fórum Nacional de coordenadores do PROFLETRAS

imageOs 49 coordenadores do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) de 42 universidades públicas de todas as regiões do país estão reunidos nessa quinta e sexta-feira, 11 e 12, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participando do III Fórum Nacional de Coordenadores do Programa.

Temas como o uso da Plataforma Sucupira, web conferências e e-books serão tratados nos dois dias, assim como a descentralização orçamentária, o uso e aplicação dos recursos do Programa. São assuntos que permeiam o cotidiano do PROFLETRAS, conforme os organizadores, e vários palestrantes vão contribuir, entre eles os professores Luiz Lira (CAPES/MEC) e Rubens Maribondo (UFRN), a diretora de Finanças da Pró-reitoria de Administração (PROAD/UFRN), Jacinta Maria da Costa Antunes de Souza, entre outros.

Compromisso da UFRN

Ao abrir o evento na manha de hoje, na Sala dos Colegiados, no prédio da reitoria, o reitor em exercício, José Daniel Diniz Melo, reafirmou o compromisso acadêmico institucional com o Programa que atende 1.573 pós-graduandos, professores do ensino fundamental e médio em escolas públicas do país.

“Estamos aqui reunidos para discutirmos e propormos avanços para a qualidade do ensino (habilidades – como leitura e escrita), evasão de alunos da rede escolar e a evolução do ensino fundamental”, disse o reitor em exercício. “O propósito é que possamos contribuir cada vez mais para a melhoria da educação, em todos nos níveis”, reiterou Daniel Diniz, perante os presentes, entre eles o pró-reitor de Pós-Graduação, Rubens Marimbondo e a diretora eleita do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Maria das Graças Rodrigues, até a semana passada coordenadora nacional do Programa.

Nova equipe do Programa

Ao dar as boas vindas aos participantes, a recém empossada coordenadora nacional do Programa, Professora Maria da Penha Casado Alves, relembrou o seu passado na fundação do PROFLETRAS, oferecido em rede nacional desde 2013, sob a coordenação da UFRN desde abril de 2013.  Penha Casado se declarou disponível “para dar conta dessa nova demanda nacional”.

Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuante na graduação e no Programa de Pós-­Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), na área da Linguística Aplicada, Maria da Penha Casado Alves é Mestre em Estudos da Linguagem pela UFRN e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Bolsista de Pós­-doutorado Sênior do CNPq, Penha Casado lidera, atualmente, o Grupo de Pesquisa "Práticas discursivas na contemporaneidade" e integra o grupo de pesquisa GEDUSP, da USP. Sua atuação volta-se, principalmente, para os gêneros do discurso, estilo, ensino de Língua Portuguesa, avaliação do livro didático, leitura e escrita na esfera escolar.

Na ocasião, a secretária executiva nacional do Programa, Priscilla de Almeida Peres Rocha; Aline Cristina de Souza e John Lennon de Oliveira de Santana, ambos técnicos contratados para as atividades de apoio ao ensino, foram apresentados como integrantes da nova equipe do PROFLETRAS, um curso de pós-graduação stricto sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

(Sirleide pereira – Ascom-reitoria/UFRN)

Seguidores