quarta-feira, 19 de agosto de 2015

“O Rosto Alegre da Cidade”: Rubens Lemos Filho lança livro sobre ABC nesta quinta

imageO livro “O Rosto Alegre da Cidade”, do jornalista Rubens Lemos Filho, será lançado nesta quinta-feira na sede do Clube dos Radioamadores do RN, a partir das 19h. Com uma coletânea de 67 crônicas sobre alguns dos principais momentos do Mais Querido, o livro mostra a história do ABC a partir do olhar de um torcedor apaixonado.

A intenção do autor, em ano de centenário do clube, é compartilhar com os torcedores, principalmente, com os das próximas gerações, o futebol jogado pelo Mais Querido e a sua história. Um futebol que não existe mais. ““O mais importante é mostrar que tivemos vestindo a camisa do ABC jogadores que honraram a camisa do clube e times que honraram o distintivo do ABC”, diz.

Jogadores como Marinho Apolônio, citado diversas vezes e inspiração para uma das crônicas. A “pantera dribladora serial e goleadora implacável” foi, segundo Rubens Lemos Filho, o único a ser “cortejado por dois corações inconciliáveis no vermelho e no preto”. O ex-craque abecedista foi elogiado inclusive pelo mítico João Saldanha, que certa vez na Bahia garantiu: “Aqui tem um negrinho que joga pelos três do meio-campo da Seleção”. Os três: Dema, Alemão e Casagrande.

Com um olhar muitas vezes lírico, aliado a um conhecimento quase enciclopédico sobre o assunto, Rubinho demonstra de maneira clara as transformações pelas quais o futebol passou nas últimas décadas. “O ABC representa a única diversão que tive quando fui criança, filho de exilado político e passando dificuldades financeiras, mas tendo sempre no ABC um companheiro, um porto seguro, fosse nas vitórias ou nas derrotas, eu tinha o ABC para me socorrer. É uma das razões da minha vida, o ABC Futebol Clube”.

O que emerge das 67 crônicas é a memória acerca do futebol alegre e popular do ABC. “Quero mostrar para a próxima geração, para o meu filho e para os filhos do meu filho que houve um ABC vitorioso, grandioso, altivo e especialmente um ABC popular. Era um clube alegre, que reunia a massa da cidade, os mais simples, em torno do futebol. Um futebol bonito e bem jogado”, finaliza.

Serviço

“O Rosto Alegre da Cidade"

Local: Sede do Clube dos Radioamadores do RN (Avenida Rodrigues Alves, 1004 / Tirol)

Data: 20 de agosto

Hora:  das 19h às 22h

Valor do livro: R$ 50

Entrada gratuita

Seguidores