segunda-feira, 21 de setembro de 2015

SPM/RN conclui ciclo de conferências territoriais de políticas para as mulheres nesta semana

imageA secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do RN (SPM/RN) conclui nesta semana o ciclo de 10 Conferências Territoriais preparatórias à 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres” as conferências têm por objetivo avaliar e fortalecer a Política Nacional para as Mulheres. A atividade é coordenada pela SPM/RN junto a Comissão Organizadora das Conferências Estadual e das Territoriais.

Nesta semana serão realizadas as conferências nos territórios: Sertão Central (22.09), Sertão do Apodi (23.09), Alto Oeste (24.09) e Terra dos Potiguaras (25.09). Durante esses encontros são discutidos a "Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades”; "Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal”; "Sistema político com participação das mulheres e igualdade” e "Sistema Nacional de Políticas para Mulheres”.

A coordenadora executiva da comissão organizadora estadual, Geane Bezerra, considera muito positivo os resultados obtidos com a realização das seis conferências, “As discussões apontaram os desafios que existem, foi um espaço para fazer as mulheres se situarem em que lugar elas estão e o que elas têm a conquistar. As conferências superaram as expectativas que tínhamos inicialmente de 100 participantes por território, e até o momento com a realização de seis conferências o número alcança quase 800 participantes.”

As conferências foram convocadas por gestores municipais e outras por sociedade civil, onde a realidade de cada território determinou a convocação dessas conferências. Isso aconteceu diante do nível de articulação e da existência de movimentos feministas no território ou município.

As conferências são abertas as mulheres em toda sua diversidade e reúnem a equipe técnica da SPM, além da própria secretária Teresa Freire, movimentos sociais para identificar os avanços, avaliar o que já está em desenvolvimento e definir estratégias para superar os desafios, apontando os caminhos e os mecanismos que contribuam para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres.

No mês de novembro entre os dias 25 a 27, será realizada a etapa estadual que irá reunir as discussões realizadas durante as conferencias territoriais, municipais e livres. A Conferência Nacional acontece entre os dias 15 e 18 de março de 2016.

Seguidores