quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Natal vence edital para promover o turismo pela gastronomia durante Olimpíadas

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, divulgou o resultado da chamada pública do Edital 01/2015 para apoio financeiro a projetos de valorização da gastronomia regional como fator diferencial de competitividade do destino turístico. Entre 111 propostas inscritas, foram selecionadas dez de oito estados. Os projetos terão ações executadas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Entre os 10 vencedores, Natal vai receber R$ 300 mil para apoiar ações no âmbito do Festival Cultural e Gastronômico que valorizem a gastronomia regional. Os eventos serão realizados de maio a agosto de 2016. “O objetivo do projeto é tornar as cidades brasileiras mais competitivas e atraentes através da gastronomia”, comentou o ministro Henrique Eduardo Alves. De acordo com o edital, cada projeto selecionado poderá ser contemplado com até R$ 300 mil.

A concorrência pública, com base em critérios técnicos estabelecidos no edital, contou com a participação de órgãos e empresas municipais ou estaduais de turismo de todas as regiões do Brasil. Entre as exigências estão a presença de boas práticas para serviços de alimentação, ações de promoção de produtos aquícola e pesqueiros nacionais no setor turístico e a execução de ao menos uma das ações durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Após a fase de seleção, a celebração dos convênios está condicionada ao cumprimento, pelo proponente, de todas as exigências da Portaria Interministerial nº 507/2011.

Confira a lista dos dez destinos selecionados:

1 - Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal/DF;

2 - Município de Foz do Iguaçu/PR

3 - Município de Paranaguá/PR;

4 - Município de Natal/RN;

5 - Município de Gramado/RS;

6 - Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte/Belotur/MG;

7 - Município de Corumbá/MS;

8 - Prefeitura Diamantina/MG;

9 - Município de Vitória/ES;

10 - Município de Araranguá/SC

Seguidores