quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Físico da Universidade Rockefeller fará a aula magna da UFRN 2016

O físico Mitchell Jay Feigenbaum fará a Aula Magna do primeiro semestre 2016 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a se realizar no dia 23 de março próximo, às 9h, no auditório da reitoria. Convidado da UFRN, o Professor de Física na Universidade Rockefeller, Nova York (EUA), vai falar sobre A visão do caos.

Autor de trabalhos de fronteira que estabeleceram, pela primeira vez, o caráter de universalidade dos fenômenos não lineares, o palestrante vai explorar as premissas que construiu sobre a teoria do caos a partir de suas investigações.


Relevância

As descobertas de Mitchell Jay Feigenbaum impactaram diversas áreas do conhecimento, como a Física Teórica e Matemática, até áreas mais aplicadas, como a Economia, Cartografia e mudanças climáticas. Por suas descobertas pioneiras ele recebeu inúmeros prêmios prestigiosos, entre eles o Prêmio Ernest O. Lawrence e o Prêmio Wolf de Física.

Atividade do calendário de extensão da UFRN, a Aula Magna é aberta ao público interno e externo.


Capacitação para servidor da UFRN nesse semestre tem várias opções
(Sirleide Pereira – Ascom-reitoria/UFRN)

A Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) e a Coordenadoria de Capacitação e Educação Profissional (CCEP) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) informam os opções para capacitação do servidor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no primeiro semestre de 2016. Na oferta, constam cinco cursos presenciais e quatro no modo a distância. As inscrições devem ser feitas no SIGRH/Menu Capacitação – Realizar inscrição.

OFERTA PRESENCIAL

SIPAC: Módulo protocolo/Atualização – Destinado a atualizar servidores quanto a utilização do sistema, de acordo com as modificações realizadas pela Superintendência de Informática (SINFO/UFRN), no módulo de Protocolo. No campus Natal acontecerá em vários turnos noLaboratório de Informática da DDP, com 4 horas de carga horária sob a instrução de Wendell de Farias Cortez. As inscrições vão até 2 dias úteis antes do início do curso. No CERES Caicó será noperíodo da tarde.

Recriando com Maturidade – São Com 32 horas destinadas ao servidor (técnico e docente) em exercício na UFRN refletir sobre autoconhecimento, perdas e ganhos. Oportuniza, também, uma conscientização sobre modos saudáveis de viver e Incentiva o envelhecimento ativo e orienta para aposentadoria os que já completaram tempo ou se encontram prestes a adquirir o direito nos próximos cinco anos. Ao final, os participantes elaboram um novo projeto de vida com mais participação cidadã na sociedade e redirecionam a energia produtiva para realizações pessoais. Será em abril, na Sala 1 do Espaço Integrado de Desenvolvimento Humano (Prédio anexo à DDP), e é coordenado por Luciani Soares Silva Macêdo. A inscrição vai até 02.03.2016;

SIPAC - Requisições de Passagens e Diárias, Hospedagens e Serviços Contratados – Com carga horária de 12h sob instrução de Pedro Rodrigues Gonçalves, será realizado de 15/03/2016 a 17/03/2016, no Laboratório de Informática do Espaço Integrado de Desenvolvimento Humano (Prédio anexo à DDP), no turno da tarde. A inscrição vai até 12/03/2016;

Conhecendo e Aprendendo a Lidar com a Pessoa com Deficiência – Com 50 horas sob a instrução de Elaine Cristina de Moura Rodrigues Medeiros e Lisiê Marlene da Silveira Melo Martins, está previsto para o período de 02/03/2016 a 13/04/2016, no turno da tarde, na Sala 02 do Espaço Integrado de Desenvolvimento Humano (Prédio anexo à DDP). A inscrição segue até 29 de fevereiro;

Oficina de Inovação e Criatividade no Setor Público – Com 4 horas de carga horária ministrada pelo instrutor Ricardo Valentim, acontecerá no dia 16/03/2016. A inscrição pode ser feita até o dia 14/03/2016.

OFERTA A DISTÂNCIA

Legislação aplicada à gestão de pessoas – Acontecerá de 21/03/2016 a 21/04/2016, é composto por 30 horas sob a instrução de Zaqueu Hudson de Araujo Gurgel. A inscrição vai até 16 de março próximo;

Sistemas Integrados da UFRN – Previsto para 21/03/2016 a 21/04/2016, terá 30 horas sob a instrução de Thayse Priscila Franca Ferreira. A inscrição vai até 16 de março próximo;

Técnicas de Redação Oficial – Marcado para 21/03/2016 a 21/04/2016, com 30 horas sob a instrução de Fabíola Barreto Gonçalves. A inscrição segue até 16/03/201;

Entendendo o Estágio Probatório e Tutorização para Técnicos administrativos da UFRN – Exclusivo para servidores ativos, acontecerá de 21/03/2016 a 03/04/2016. A inscrição segue até 19/03/2016.


CURTA

Mais cultura
Este ano, o forte da recepção aos novos alunos da UFRN, marcada para o dia 7 de março próximo, será um conjunto de atividades culturais, envolvendo apresentações musicais de grupos da Escola de Música da UFRN, exposição fotográfica e projeção de vídeo. A recepção ao alunado ingressante em 2016 começa às 9h da manhã no auditório da reitoria, com as boas vindas da reitora.

CIENTEC 2016
A XXII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – CIENTEC 2016 – da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será de 17 a 21 de outubro. Maior evento de extensão e de divulgação científica (resultados), tecnológica e de inovação (produtos) da instituição, há 22 anos a CIENTEC interage com a população interna e externa, mostrando as grandes realizações da maior e mais antiga universidade pública do Rio Grande do Norte. Na última edição, a CIENTEC computou 80 mil visitantes nos quatro dias do evento.

Seguidores