sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

UFRN presente em evento da OEA em Washington


O Vice-Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Prof. José Daniel Diniz Melo, participa do IV Seminário de Internacionalização Universitária e do Workshop de Trabalho “Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC)”, realizados pela Organização dos Estados Americanos (OEA) junto com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).

O evento ocorrerá de 14 a 18 de março próximo, na sede da OEA e da Organização Panamericana de Saúde (OPS), em Washington-DC, e o Seminário de Internacionalização Universitária visa qualificar os coordenadores institucionais PAEC OEA-GCUB e aprofundar a discussão a respeito da Educação Superior, da pesquisa e da inovação no espaço geopolítico das Américas.

A programação do evento encontra-se disponível por meio do link:http://www.grupocoimbra.org.br/Final_Agenda.pdf.

PAEC
O Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação da OEA-GCUB é resultado da parceria estabelecida em 2011 entre as duas partes. Considerado o programa mais bem sucedido de bolsas no âmbito da OEA e o maior da América Latina e Caribe para a formação de recursos humanos em cursos de pós-graduação stricto sensu, em mestrado e doutorado.

Segundo Rossana Valéria de Souza e Silva, Diretora Executiva do GCUB e Coordenadora do PAEC-OEA-GCUB no Brasil, o objetivo do Programa é contribuir para integrar e fortalecer as Américas, por meio da internacionalização e da formação de estudantes dos 34 países integrantes da OEA, especialmente os provenientes de países com baixo nível de desenvolvimento humano.

Em sua quinta edição, em 2015, o programa recebeu 6.233 candidaturas para 737 bolsas de estudo oferecidas pelas universidades brasileiras. Os bolsistas recebem, por meio das universidades, bolsas mensais nos mesmos valores concedidas pela CAPES e os 125 primeiros colocados são contemplados com um subsídio de U$D 1.200,00 dólares, pagos em única parcela pela OEA.

Para mais informações entrar em contato com os endereços eletrônicospaec.gcub@grupocoimbra.org.br e eventos@grupocoimbra.org.br.

Seguidores