sábado, 30 de julho de 2016

Cerimônia marca lançamento da Tocha Paralímpica no RN

O Governo do Estado, por meio do Vice-Governador Fábio Dantas, conduziu na manhã desta sexta-feira (29), a cerimônia de lançamento da passagem da Tocha Paralímpica em Natal, uma das cinco cidades do País que receberá o símbolo dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O evento foi realizado no auditório da Governadoria e contou com presença do Ministro do Turismo, Alberto Alves.

“Natal foi escolhida para receber a Chama Paralímpica não só por ser uma cidade turística, mas por ser o berço de vários paratletas que são motivo de orgulho para o Brasil e para o Rio Grande do Norte. Torço para que o Brasil enfrente as adversidades e faça uma das maiores Olimpíadas e Paralimpíadas que o mundo já viu”, destacou Fábio Dantas.

Durante a cerimônia, o diretor executivo do Comitê Rio 2016, General Marco Aurélio Vieira, fez uma apresentação sobre como será o revezamento da Chama Paralímpica no Distrito Federal, Belém, Natal, Joinville São Paulo. Na capital potiguar, que irá representar as capitais do Nordeste, a Tocha Paralímpica chegará no dia 3 de setembro.

“O conceito da Chama Paralímpica é diferente da Tocha Olímpica. Não haverá um percurso a ser realizado, mas sim a visita de locais representativos para movimento do paradesporto na cidade”, explicou o general Marco Aurélio.

Entre os locais que a Tocha Paralímpica visitará estão a Adote, Suvag, Clínica Heitor Carrilho, IERC, escadaria do Sol e o Palácio dos Esportes. Cada cidade terá um tema e um mensageiro. Em Natal a mensageira será a primeira professora com Síndrome de Down, Débora Seabra. O tema escolhido para a capital do RN é a inspiração.

“O Governo Federal vem empregando os esforços necessários para que cada cidade escolhida receba a Tocha Paralímpica. Aqui contamos com a importante parceira do Governo do Estado e da Prefeitura”, assinalou o ministro Alberto Alves.

Ainda participaram da cerimônia, o secretário estadual de Esporte e Lazer, Francisco Canindé de França, secretário estadual de Turismo, representantes da Prefeitura de Natal, Sadef e dezenas de paratletas potiguares. O presidente da Sadef destacou a relevância da passagem da Tocha Paralímpica.

“A passagem da Tocha será importante para a valorização do esporte paraolímpico no nosso Estado. Só da Sadef temos quatro paratletas convocados para os Jogos Paralímpicos no Rio”, pontuou Tércio Tinoco.

Seguidores