sexta-feira, 22 de julho de 2016

IFRN - Treinamento reúne servidores na Reitoria

Cerca de 30 servidores do IFRN estão participando durante todo o dia de hoje (21) de um treinamento sobre comissionamento de usinas fotovoltaicas. A capacitação, promovida pela Diretoria de Engenharia e Infraestrutura do IFRN, está sendo ministrada pelo engenheiro eletricista Gustavo Malagoli, responsável pelo projeto de todas as usinas em funcionamento da Instituição.
O comissionamento é a etapa que consiste na verificação e validação de toda a instalação do projeto, que deve ser realizada antes da usina entrar efetivamente em operação. “Essa é uma importante etapa a fim de garantir que o seu funcionamento aconteça em conformidade com o planejado, tanto quanto ao desempenho quanto à segurança”, afirma o prof. Augusto Fialho Wanderley, do Campus Natal – Central.
O engenheiro eletricista Franclin Róbias destaca que o treinamento também é uma oportunidade de compartilhar conhecimentos. “Pretendemos que a partir dos dados coletados em nossos geradores, professores da Instituição realizem pesquisas e estudos que possam ser aproveitados na sala de aula, contribuindo com a formação dos nossos alunos”, afirma.
A usina fotovoltaica da Reitoria foi a primeira a entrar em funcionamento no IFRN, com uma potência instalada de 56,4 kWp, em uma área aproximada de 400 m², com 240 painéis.

Seguidores