sexta-feira, 25 de junho de 2010

Monte do Galo atrai pagadores de promessas

Igrejinha do Monte Em Carnaúba dos Dantas, distante 228 quilômetros da capital potiguar, é tradição acordar aos domingos ao som de fogos de artifício. As manifestações são proporcionadas por pagadores de promessas, que chegam ao alto do Monte do Galo - principal ponto turístico daquela cidade – para agradecerem as  graças alcançadas. Fundado em 1927, o  local de peregrinação é formado por escadarias intercaladas por rampas, onde estão dispostas as 14 estações da Via Sacra, responsáveis pela vivência do Turismo Religioso. A chegada ao cume proporciona uma visão panorâmica da cidade, levando os visitantes a conhecerem a famosa escultura em forma de galo que pesa 5 toneladas. O espaço conta ainda com capela, acervo religioso e espaços para acolhimento dos romeiros.
Segundo a crença local, o Monte foi assim batizado graças ao canto de um galo ouvido por viajantes, como prenúncio de que ali seria um local sagrado. Antes mesmo da imagem de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da cidade, ser trazida para o local como paga de promessa por cura de doença grave de um ex-morador.
A procissão e missa realizadas no Santuário, no dia 25 de outubro, dão ideia da  devoção à padroeira de Carnaúba dos Dantas, quando cerca de 20 mil pessoas se deslocam para a cidade, principalmente oriunda da vizinha Paraíba. Por tradição, são os romeiros que trazem da igreja homônima, daquele estado, a imagem cortejada nas ruas da cidade. Em quase todas as casas facilmente se encontram meninas chamadas Vitória, em alusão à santa evocada pelas gestantes.
Há 36 anos, às sextas-feiras da Paixão, o espaço é palco para a encenação da Paixão de Cristo, por 130 atores locais e amadores, especialmente para os romeiros. “É um evento que mobiliza milhares pela fé, com linguagem acessível, feita para o peregrino, que propicia um encontro espiritual”, disse o padre João Paulo Pereira de Araújo.
De forma espontânea, o dia de Santa Luzia, em 13 de dezembro, se consagra no calendário de peregrinação. No ano passado cerca de 300 ônibus se enfileiravam no Santuário, para assistir à missa e procissão.
Além do Santuário, há serras e um grande número de sítios arqueológicos, entre eles, o da Pedra do Alexandre e o Xique-xique, para a visitação. Fonte: Tribuna do Norte.

ORG:ADALBERTO & FAMÍLIA

Seguidores