MOVIMENTO PÚBLICO E SOCIAL ADUTORA JÁ


FOTOS







MATÉRIAS SOBRE A MOVIMENTAÇÃO DA ADUTORA JÁ 


terça-feira, 4 de novembro de 2014


CARNAUBENSES LUTAM POR ADUTORA E INICIAM MANIFESTO.


image  



image

Carnaubenses se reuniram na noite do dia 03 de Novenbro de 2014 na SEDE DA FILARMÔNICA ONZE DE DEZEMBRO com o objetivo de iniciarem um manifesto em prol do Sistema Adutor Parelhas-Carnauba dos Dantas.
Com a demora de entregue da obra do sistema Adutor e que se constata uma necessidade de falta dagua em Carnaúba dos Dantas, populares se uniram em favor da causa. Com a Comissão formada foi resolvido que o primeiro passo para o inicio do manisfesto seria colher assinaturas da população.
Foi decidido e já se encontra em vários locais da cidade pontos de assinaturas. Ás pessoas que forem assinar o manifesto, por favor levar um documento de identificação.
Locais de Assinaturas:
Sorveteria do Totinha – Em frente a praça Caetano Dantas.
Câmara Municipal
Rádio 93 FM
Com Juquinha do JCN
Com Civanildo
Com Marcelo de Zé Dantas
No Ermo com Zé Adenilson.
Na Rajada com Vitória de Marlene.
Comissão: Civanildo Rapôso, Marcio Dantas, Nenen de Ramalho, Carlinhos Guarda, Iranildo (presidente da Filarmônica), Anderson (JCN), Toscano Neto, Marcelo Medeiros, Vitória Dantas (Rajada), vereador Dué, professor Zé Adenilson, Blogueiro Totinha, Secretário Fabiano Araújo, músico Dias e Jovens Serginho e Sávio.

domingo, 9 de novembro de 2014


Comissão Pro Adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas se reúne para definir diretrizes sobra a Audiência Pública do dia 10/11/2014



A Comissão Organizadora do manifesto sobre a Adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas, se reuniu mais uma vez neste sábado (08) na Sede da Filarmônica 11 de Dezembro de Carnaúba dos Dantas-RN, para discutir assuntos com relação a Audiência Pública que acontecerá nesta segunda-feira (10) às 19 horas no Plenário da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas-RN.
Para esta Audiência Pública, está sendo convidado o Juiz de Direito da Comarca de Acari, o Promotor de Justiça, o Prefeito Municipal, os Vereadores, demais autoridades do município e da região, especialmente do município de Parelhas-RN que também será beneficiada com a Adutora e o povo em geral, que sejam a favor que a Adutora sege inaugurada ainda neste ano de 2014, pela atual Governadora Rosalba Ciarlini.
Fonte: Blog do Toscano Neto

terça-feira, 11 de novembro de 2014


Cansados de esperar pela inauguração da Adutora, carnaubenses e parelhenses se unem em Audiência Pública com a presença do promotor da comarca de Acari, Mariano Paganine Lauria.

imageFoi realizada na noite desta segunda – feira, 10 de novembro de 2014, no plenário da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas uma Audiência Pública em prol da inauguração do Sistema Adutor Parelhas – Carnaúba dos Dantas.
A sala de reuniões Vereador Wilson Luis de Souza ficou praticamente lotada. Além da população carnaubense juntaram no plenário uma caravana de pessoas vindas dos Povoados Juazeiro e Santo Antonio da Cobra, ambas município de Parelhas/RN.
Com um volume de aproximadamente 13.284.878 metros cúbicos d’agua (15,67 %) da capacidade total, o Açude Boqueirão situado em Parelhas/RN, inaugurada essa adutora passaria a abastecer além de Parelhas as comunidade de Juazeiro, Santo Antonio da Cobra  e Carnaúba dos Dantas respectivamente.
O promotor substituto Mariano Paganine dicursou para os presentes e depois ouviu as reinvindicações dos representantes de entitades, autoridades e populares que na maioria falaram sobre o principal problema a crise da falta d’agua e a cobrança para que seja inaugurada ainda esse ano a adutora Parelhas – Carnaúba dos Dantas.
O evento foi transmito ao vivo pela Rádio 93 FM de Carnaúba dos Dantas. O professor carnaubense  José Adenilson foi o responsável pelo cerimonial da audiência.

image

A comissão do movimento Público e Social “adutora Já” estavam presentes nas pessoas de: Professor Márcio Dantas, Iranildo (Presidente da Filarmônica Onze de Dezembro), vereador Dué, Totinha Blogueiro, Promotor de eventos Civanildo Filho, O Jovem Serginho, Carlos Guarda, Vitória da Rajada, Reportér Toscano Neto,  Secretário de Agricultura do município Fabiano, professor José Adenilson e Marcelo de Zé Dantas.

sábado, 15 de novembro de 2014


Carnaubenses realizam manifestação pública em prol da adutora





O povo de Carnaúba dos Dantas vão as ruas se manifestarem em prol da adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas. Fecharam a entrada da cidade por aproximadamente uma hora. A população clama por água. Não podemos sofrer por falta d’água por conta de impasse entre governo do RN e a construtora A Gaspar ltda.

O Movimento Público e Social de Carnaúba dos Dantas “Adutora Já”. Em 10 de Novembro de 2014 a cidade de Carnaúbados Dantas recebeu em Audiência Pública na Câmara de vereadores o promotor de Justiça da Comarca de Acari/RN, Sr. Mariano  Paganine. Depois da vinda do promotor a TERRA DA MÚSICA o movimento conseguiu uma vitória sobre o movimento trata de um inquérito civil público sobre o Sistema Adutor Parelhas Carnaúba dos Dantas. Veja a portaria abaixo:
PORTARIA Nº 049/2014
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, por seu Promotor de Justiça Substituto da Comarca de Acari, RESOLVE instaurar INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO, de registro cronológico nº 44/2014, nos seguintes termos:
OBJETO: Acompanhar e adotar as medidas necessárias à instalação da Adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas para o correto abastecimento hídrico no município de Carnaúba dos Dantas.
FUNDAMENTO LEGAL: Arts 1º, III e 225, da Constituição Federal; Decreto Estadual nº 24.700, de 29 de setembro de 2014, declarando a situação de emergência em 145 (cento e quarenta e cinco) municípios do Rio Grande do Norte afetados por Desastres Naturais Relacionados com a Intensa Redução das Precipitações Hídricas em decorrência da Estiagem (seca), dentre eles o Município de Carnaúba dos Dantas/RN; Decreto Municipal nº 009/2014, da Prefeitura de Carnaúba dos Dantas/RN e Lei 9433/97.
ENTIDADE INVESTIGADA: SEMARH.
REPRESENTANTE: Tal informação chegou ao conhecimento da Promotoria de Justiça através de expediente oriundo da Câmara Municipal de Vereadores de Carnaúba dos Dantas.
DILIGÊNCIAS INICIAIS:
1 Autue-se e registre-se a presente Portaria no livro de registros de inquéritos civis desta Promotoria de Justiça;
2 Considerando o teor do ofício n.º 401/2014 – GS, o qual informa, em 02/09/2014, que as obras da referida adutora estariam sendo reiniciadas e teriam o prazo de 45 (quarenta e cinco) dias para conclusão; considerando que até a presente data a citada adutora não está em funcionamento, e considerando, por fim, as informações extraoficiais veiculadas na audiência pública realizada na data de ontem, acerca de possível desacerto em relação a pagamentos entre o Governo do Estado e a empresa responsável pela obra, requisite-se ao atual Secretário da SEMARH que informe, no prazo de 15 dias, o andamento e as providências adotadas no sentido de conclusão da adutora, bem como, apresente cronograma e prazo real para o seu término;
Oficie-se ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Carnaúba dos Dantas para que remeta, no prazo de 15 (quinze) dias, os encaminhamentos e ata da audiência pública realizada em 10/11/2014, tendo como fim colimado a inauguração da adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas;
4 Juntem-se os documentos que guardam pertinência ao objeto e numerem-se as páginas na íntegra;
5 Desentranhe-se dos autos o ofício n.º 642/2014 PmJA (e seus anexos), tendo em vista que não guardam pertinência com o presente objeto;
6 Providencie-se o encaminhamento desta portaria para fins de publicação no Diário Oficial do Estado;
7 Encaminhe-se cópia, por meio eletrônico, ao CAOP-MA;
Após a chegada das informações, voltem os autos conclusos para ulteriores deliberações.
Cumpra-se.
Acari, 11 de novembro de 2014.
MARIANO PAGANINI LAURIA
Promotor de Justiça Substituto

quarta-feira, 19 de novembro de 2014


Secretário Estadual de Recursos Hídricos Dr. Luciano Cavalcanti, recebeu a Comissão Organizadora do Manifesto Adutora Já

 
Nesta quarta-feira (19) a Comissão Organizadora do Manifesto Adutora Já, manteve uma audiência com o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Dr. Luciano Cavalcanti Xavier, onde na oportunidade foram esclarecidos assuntos sobre a Adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas-RN.
Participaram da audiência Civanildo Raposo da Câmara Filho, Antonio Isaías Neto, Carlos Eduardo de Medeiros, Maria das Vitórias Dantas da Silva, Roberto Augusto Dantas, os representantes da Arca Antonio Lopes Neto e Humberto Dantas, o vereador Gilson Dantas e o repórter Toscano Neto.
O Secretário Dr. Luciano disse que devido as dificuldades financeiras, a Secretaria de Recursos Hídricos ainda não conseguiu entregar a população carnaubense a referida adutora. O Governo do Estado vai fazer mais uma indagação junto a Empresa responsável pela construção da obra, para ver se há possibilidade de haver uma modificação orçamentária por parte da empresa, para a conclusão da adutora até o final do ano.
A entrevista na íntegra com o Secretário Dr. Luciano, você confere amanhã dia 20 ao meio-dia no Jornal 93 FM.
Fonte: Blog do Toscano Neto

Segunda 22/06/2015

Promotoria de Acari ajuiza ação para conclusão de adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas

Obras do sistema adutor eram para ter sido concluídas em fevereiro de 2011, mas foram paralisadas várias vezes por falta de recursos, mesmo com a cidade tendo o serviço de abastecimento desativado pela CAERN há mais de dois anos

O Ministério Público Estadual, por intermédio da Promotoria de Justiça da Comarca de Acari, ajuizou ação civil pública para que o Judiciário determine ao Estado a conclusão das obras de implantação do sistema adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas, que se encontra com mais de 90% de sua execução concluída. A ação também pede a instalação de 23 poços que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apontou como medida emergencial para o abastecimento hídrico de Carnaúba dos Dantas, cujo serviço de abastecimento foi desativado pela CAERN desde janeiro de 2013 e o açude que abastece a cidade secou há mais de dois anos.
O sistema adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas foi planejado para captar água no Açude Boqueirão, situado no município de Parelhas, para abastecer a zona urbana de Carnaúba dos Dantas e os povoados de Juazeiro e Santo Antônio da Cobra, levando água tratada para aproximadamente nove mil pessoas, mas o contrato com a empresa A.Gaspar S/A no valor de R$ 9.921,429,26 foi aditivado várias vezes e quase cinco anos do início das obras se encontra com percentual físico executado de 93,83%.
“É alarmante e espantoso que a conclusão de uma adutora com mais de 90%de sua execução concluída venha sendo indefinidamente adiada, obra esta considerada pelo próprio Estado como a única soluçãode médio e longo prazo para a segurança hídricade Carnaúba dos Dantas”, traz trecho da ação.
Como as obras foram paralisadas várias vezes sob a justificativa de ausência de recursos financeiros, o representante ministerial solicitou também como medida liminar o bloqueio de verba pública para o sequestro do valor de R$ 1.050.000,00 a fim de viabilizar a conclusão das obras do sistema adutor.
Na tutela antecipada solicitada ao Judiciário, o MPRN pede a estipulação do prazo de 90 dias para que o Estado deixe completamente apto ao funcionamento o sistema adutor Parelhas-Carnaúba dos Dantas. E seja determinado o prazo de 60 dias para instalar 23 poços de abastecimento de água em Carmaúba dos Dantas, inclusive com dessalinizadores, se necessário.
Na ação, o MPRN pede, em caso de descumprimento de eventual decisão, multas pessoais ao Governador do Estado, ao Secretário Estadual de Planejamento, e da Semarh, bem como ao Presidente da CAERN.
A ação ajuizada pela Promotoria de Justiça de Acari foi uma atuação com suporte do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (CAOP-MA) através do projeto institucional Asa Branca – Convivendo com a seca. Fonte: Promotoria de Acari
 DOCUMENTOS




MATÉRIAS RELACIONADAS

domingo, 8 de novembro de 2009


E A ADUTORA DE CARNAÚBA DOS DANTAS?

Carnaúba dos Dantas/RN - Tenho lido em vários blogs muitas postagens sobre as declarações do vice-governador e secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza prestadas à imprensa na última sexta-feira (6), em terras mossoroenses, sobre a construção da adutora que irá beneficiar Mossoró.
Tudo bem. É justo... muito justo... é justíssimo que a segunda cidade do nosso Estado tenha solucionado o seu problema de excassez d'água.
Injusto é saber que até o presente momento os nossos governantes não terem iniciado os trabalhos para a construção de uma pequena adutora que irá solucionar o grave problema que os habitantes de Carnaúba dos Dantas sempre enfrentaram. A falta d'água.
Sobram promessas políticas. Falta a devida ação.
Sorte que nos últimos anos o inverno tem se mostrado regular na nossa região fazendo com que o único açude público do município carnaubense venha suprindo nossa população com o "precioso líquido".
O grande temor é que no futuro próximo se configure um período de estiagem e aí...
No popular: estaremos ferrados!!!
fonte;blog do bira viegas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

ADUTORA DE CARNAÚBA DOS DANTAS CONSTA NAS OBRAS DO ESTADO PARA 2010

A Assessoria de Comunicação do Governo do Estado divulgou nesta sexta-feira (18) o rol de adutoras que serão construídas no Estado do Rio Grande do Norte até 2010. Nele contas a Adutora Boqueirão Parelhas/Carnaúba dos Dantas, passando pelos povoados Juazeiro e Cobra. Essa importante obra vem acabar definitivamente com a problemática de águas nas citadas comunidades rurais assim como na cidade de Carnaúba dos Dantas. A notícia foi dada pelo Assessor de Comunicação do Governo Wilma de Faria, Jornalista Rubens Lemos Filho, ao blog thaisagalvao.com.br comprovando que atual governo fará mais adutoras no RN que o governo anterior. Veja abaixo as adutoras que serão construídas em 2010 no estado:
Licitação em andamento
Adutora Gargalheiras (na Acari de Thaisa) até Currais Novos;
Adutora de Mossoró
Adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas.

Ainda segundo o governo, o que não for concluído até abril de 2010, será pelo futuro governador Iberê Ferreira de Souza, que assumirá para Wilma disputar uma vaga de senadora.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

IBERÊ DIZ À ALEXANDRE QUE OBRAS DA ADUTORA PARELHAS/CARNAÚBA DOS DANTAS SERÃO INICIADAS EM JUNHO‏

Uma boa notícia foi transmitida pessoalmente pelo governador Iberê Ferreira ao prefeito Alexandre Dantas, em Brasília. “Prefeito! Se prepare que iniciaremos a construção da adutora de Carnaúba dos Dantas em junho de 2010!” disse o governador sob o olhar sorridente de Alexandre.
Alexandre Dantas tem dito por onde anda que a adutora será a redenção e o remédio à tanto sofrimento que a população Carnaubense já passou, durante anos, que é a falta de água no período de estiagem.
Muitas localidades da zona urbana ainda não tem sequer rede de abastecimento exatamente em razão da precariedade no atual sistema de água de Carnaúba. “Quando o inverno é regular o sistema funciona porpouco mais de um ano; quando não chove, a solução é o carro pipa. Essa é a realidade da nossa terra”afirma o prefeito.
A adutora abastecerá toda a nossa cidade acabando definitivamente com o problema.
Já está no site da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos a publicação do AVISO DE LICITAÇÃO Nº 011/2010 – SEMARH – CONCORRÊNCIA, do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas. www.semarh.rn.gov.br
Além de Carnaúba dos Dantas, as comunidades rurais de Juazeiro e Santo Antônio da Cobra (Parelhas) também serão atendidas pela adutora. Assessoria.

terça-feira, 22 de junho de 2010

SERVIÇOS DE TOPOGRAFIA DA ADUTORA DA CIDADE DE CARNAÚBA DOS DANTAS SÃO INICIADOS

topoA presença de uma empresa de construção civil nas diversas ruas da cidade de Carnaúba dos Dantas vem despertando a curiosidade do povo.
É que o governo do estado está realizando o levantamento topográfico de toda a zona urbana de Carnaúba dos Dantas dentro do projeto de implantação da adutora, uma importante obra que irá beneficiar os povoados Juazeiro e Cobra (Parelhas), além da comunidade Carnaubense, e atenderá ao todo mais de 9 mil habitantes.
São vários técnicos topográficos envolvidos nessa operação que deverá ser concluída em aproximadamente três semanas.
Segundo o Coordenador de Infra Estrutura da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Dr. Tiburcio, a licitação já foi realizada e, brevemente, a ordem de serviço da obra será assinada pelo governador Iberê Ferreira para início efetivo desse importante benefício. "Aguarde que uma fila de carretas com canos chegará em procissão até a sua cidade prefeito" anunciou o coordenador da SEMARH.
A construção da adutora é um sonho de mais de 50 anos e ficará por mais 50 na memória do povo”afirmou o prefeito Alexandre Dantas.

terça-feira, 13 de julho de 2010


CONSTRUTORA A. GASPAR S/A GANHOU CONCORRÊNCIA DA ADUTORA PARELHAS-CARNAÚBA DOS DANTAS

AdutoraSaiu no Diário Oficial do último dia 08/07/2010, o resultado da licitação do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas, cuja ganhadora foi a Construtora A. Gaspar S/A.
A adutora está orçada em R$ 9,9 milhões de reais e deverá ser iniciada após os trâmites licitatórios e a ordem de serviço do governador Iberê Ferreira.
O prefeito Alexandre Dantas já entrou em contato com a referida empresa e brevemente será instalado o acampamento com toda a sua estrutura.
A expectativa da adutora é muito grande e sinto o povo na rua feliz. Sei que foi uma obra muito prometida no passado, mas, nunca deixei de acreditar e lutar por ela” afirmou Alexandre Dantas.  Fonte:WWW.carnaubadosdantas.com

quarta-feira, 4 de agosto de 2010


GOVERNO DO ESTADO DÁ ORDEM DE SERVIÇO E AUTORIZA INÍCIO DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ADUTOR PARELHAS/CARNAÚBA DOS DANTAS

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAHR, assinou a Ordem de Serviço nº 015/2010 que autoriza a Construtora A. Gaspar S/A, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 08.323.347/0001-87, INICIAR os Serviços de Execução das Obras Civis para Implantação do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas, neste Estado, objeto do Contrato nº 022/2010-SEMARH, cujo prazo de execução é de 240 (duzentos e quarenta) dias corridos contados a partir da data de sua assinatura.
Os serviços serão executados sob o regime de empreitada por preços unitários, limitados ao valor global de R$ 9.921.429,26 (nove milhões, novecentos e vinte e um mil, quatrocentos e vinte e nove reais e vinte e seis centavos).
Ainda essa semana, o prefeito Alexandre Dantas (Boboca) terá uma reunião com a direção da Construtora A. Gaspar S/A visando os entendimentos para instalação do acampamento da empresa na cidade de Carnaúba dos Dantas.
Sei que a nossa luta não foi em vão, o governo do estado acreditou e abraçou esse projeto e, finalmente, a cidade de Carnaúba dos Dantas finalmente será libertada dos problemas que a falta de água gera na população” comemorou o prefeito.
A referida ordem de serviço foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 03/08/2010.
ORDEM DE SERVIÇO Nº 015/2010 – SEMARH/COINFRA
CONTRATO Nº 022/2010 – SEMARH – Construtora A. Gaspar S/A
Pela presente, AUTORIZAMOS a Construtora A. Gaspar S/A, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 08.323.347/0001-87, INICIAR os Serviços de Execução das Obras Civis para Implantação do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas, neste Estado, objeto do Contrato nº 022/2010-SEMARH, cujo prazo de execução é de 240 (duzentos e quarenta) dias corridos contados a partir da data de sua assinatura.
Os serviços serão executados sob o regime de empreitada por preços unitários, limitados ao valor global de R$ 9.921.429,26 (nove milhões, novecentos e vinte e um mil, quatrocentos e vinte e nove reais e vinte e seis centavos).
Natal/RN, 30 de julho de 2010.
LÁZARO MANGABEIRA DE GÓIS DANTAS
SECRETÁRIO/SEMARH. Assessoria.

sábado, 28 de agosto de 2010


ADUTORA: PREFEITO E ENGENHEIRO VISITAM FUTURO ACAMPAMENTO EM CARNAÚBA DOS DANTAS‏

DSC05675O representante da Construtora A. Gaspar S/A Dr. Fabricio Gaspar, visitou a cidade de Carnaúba dos Dantas e, acompanhado do prefeito Alexandre Dantas (Boboca) conversaram sobre o ínicio da maior obra de infra-estrutura hídrica do município, a adutora, que vai propriciar o abastecimento de água da cidade, além das comunidades Juazeiro e Cobra (Parelhas).
O referido engenheiro pôde conhecer a estrutura localizada no Monte do Galo que armazenará os canos da adutora, cuja obra deverá ser iniciada em aproximadamente 20 dias.
Na próxima semana, o secretário de Recursos Hídricos do estado estará realizando a solenidade de assinatura da ordem de serviço dessa tão sonhada obra, redenção da população de Carnaúba dos Dantas. Assessoria.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010


PREFEITO BOBOCA SOBRE ADUTORA: “SONHOS DE ANOS PRESTES A SER CONCRETIZADO”

Numa solenidade que contou as presenças do Secretário Estadual de Recursos Hídricos Lázaro Mangabeira, do Coordenador de Obras da SEMAHR Tibúrcio Costa e técnicos daquele órgão, do representante da Construtora A. Gaspar S/A Arnaldo Gaspar, Prefeitos Alexandre Dantas (Carnaúba) e Francisco Medeiros (Parelhas), Vice-Prefeito Dr. Sergio, Vereadores Adjanira Dantas (Presidenta), Absalão José, Fábio Ronan, Marcos Antõnio e José Adenilson, o ex-prefeito Paulo Medeiros, secretários municipais e demais autoridades e comunidade em geral do município, foi assinada a Ordem de Serviço para o início das obras de construção do Sistema Adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas, num investimento de quase R$ 10 milhões de reais, que beneficiará o município de Carnaúba dos Dantas e as comunidades rurais Juazeiro e Cobra.

Segundo Mangabeira – secretário da SEMARH, a obra tem uma extensão de 25 km e 60% dela são constituídas de instalações de cano, o que tornará sua execução bastante rápida.

Para o responsável da empresa executora da adutora, a obra é grande mas em razão da ansiedade da população executará a obra em 180 dias.

Na sua fala, o prefeito agradeceu por inúmeras vezes o governo do estado em sensibilizar-se na agonia do povo de Carnaúba dos Dantas, que tantas vezes passou privações com a falta do precioso líquido.

Feliz e emocionado, Alexandre disse que Deus tinha sido muito generoso com o mesmo em está prefeito e poder contribuir com o sonho de toda população de Carnaúba. Ainda usaram a palavra Francisco Medeiros (prefeito de Parelhas), o vice-prefeito Dr. Sergio (Carnaúba), presidenta da Câmara Adjanira Dantas e o representante da empresa executora Arnaldo Gaspar. Assessoria

sexta-feira, 17 de setembro de 2010


ADUTORA: PRIMEIROS CANOS CHEGAM A CIDADE DE CARNAÚBA DOS DANTAS‏

ADUTORA: PRIMEIROS CANOS CHEGAM A TERRA DO MONTE DO GALO
SDC12783A cidade de Carnaúba dos Dantas está em festa. Acabam de chegar ao município, os primeiros canos do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas, uma obra de aproximadamente R$ 10 milhões de reais, custeada através do governo do estado.
O prefeito Alexandre (Boboca) foi pessoalmente acompanhar o descarregamento dos primeiros tubos que viabilizarão o fim do sofrimento no abastecimento de água de Carnaúba dos Dantas. “O meu sonho é o sonho do povo. Muitos prometeram a adutora e não a fizeram, mas, a então governadora Vilma de Faria e o atual governador Iberê acreditaram nesse projeto e, agora, o estado inicia a maior obra hídrica da história de Carnaúba dos Dantas”.
A cidade de Carnaúba tem uma história de sofrimento no seu abastecimento. No ano que não chove, o colapso se inicia no ano seguinte, quando a solução são os carros pipas através do socorro do Exército Brasileiro. Além disso, aproximadamente 30% da zona urbana não dispõem de rede de água da CAERN exatamente em razão da pouca vazão no bombeamento de água.



terça-feira, 19 de outubro de 2010


ADUTORA - EMPRESA A. GASPAR, RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA ADUTOR, AUMENTA PRESENÇA DE FUNCIONÁRIOS E ANUNCIA EFETIVAMENTE INICIO DAS OBRAS

Como se diz aqui no interior, o vavavú é grande em Carnaúba dos Dantas. A empresa A. Gaspar, responsável pela execução do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas aumentou consideravelmente o efetivo de funcionários no município e recruta outros tantos, e aguarda a chegada de mais tubos para iniciar a implantação da tão sonhada obra da nossa comunidade.
Devidamente instalada na Pousada dos Romeiros (Monte do Galo), cujo prédio foi totalmente reformado para receber diretores da empresa, engenheiros, auxiliares e toda a estrutura necessária ao gerenciamento dessa grande e importante obra, orçada em mais de R$ 9 milhões de reais, a empresa monta todo o seu “quartel general”.
Na última semana, o governador Iberê Ferreira autorizou o montante de R$ 2 milhões de reais para início efetivo do empreendimento, cuja parte de Carnaúba dos Dantas deverá ser concluída até dezembro.
O Carnaubense José Ronilson Dantas, que presta assessoria a empresa A. Gaspar, coordenará os trabalhos de dinamitação, necessária a abertura de valas sobre as quais serão instalados os canos subterrâneos.
É grande a expectativa da adutora, uma expressiva obra abraçada como prioritária pelo atual prefeito Alexandre Dantas (Boboca), e graças à sensibilidade e espírito público do governador Iberê Ferreira de Souza, agora se realiza. Reportagem: Tota de Aristóteles

domingo, 7 de novembro de 2010


JÁ ESTÃO TODOS OS CANOS DO SISTEMA ADUTOR PARELHAS/CARNAÚBA DOS DANTAS

ADUTORA: EMPRESA A. GASPAR JÁ COMPROU TODOS OS CANOS DO SISTEMA ADUTOR PARELHAS/CARNAÚBA DOS DANTAS
O canteiro de obra da empresa A. Gaspar, localizado no Monte do Galo (Pousada dos Romeiros) em Carnaúba dos Dantas, já está praticamente lotado de tubos que serão utilizados na construção do Sistema Adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas.
Neste domingo (7), três carretas lotadas de canos cortaram o centro da cidade vindas do estado do Paraná, onde é industrializado aquele material.
A adutora, que abastecerá a cidade de Carnaúba dos Dantas e as comunidades rurais de Juazeiro e Cobra, tem um custo de mais de R$ 9 milhões de reais e está sendo custeada através de recursos federais, via BNDES, e contra partida do governo do estado.
Segundo informações da construtora, todos os canos necessários a implantação sistema já foram adquiridos. Reportagem: Tota de Aristóteles

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ADUTORA: IDEMA CONCEDE LICENÇA AMBIENTAL ATÉ 2012 PARA SISTEMA ADUTOR PARELHAS/CARNAÚBA DOS DANTAS.

image
O Diário Oficial do Estado publicou nesta última quinta (2) várias Posses de Licenças Ambientais concedidas pelo IDEMA, a diversas obras de recursos hídricos do estado, dentre as quais duas são do Seridó: a adutora de Currais Novos e a de Carnaúba dos Dantas.
Além disso, foram publicadas outras licenças para outras adutoras do RN, tais como: adutoras de Mossoró e do Alto Oeste.
A licença ambiental é um documento de suma importância para o andamento dessas obras e a garantia de que não haverá nenhum problema relacionado às questões do meio ambiente.
A adutora de Carnaúba dos Dantas foi uma luta dos Carnaubenses e que agora, depois de um esforço do prefeito Alexandre (Boboca) junto ao nosso querido governador Iberê Ferreira, pôde finalmente sair do papel e ser iniciada, depois de tantas promessas no passado.
Com a garantia de recursos federais, via BNDES, a adutora de Carnaúba dos Dantas é uma obra irreversível.

"Depois de tudo pronto e já iniciado, aparece um aproveitador de plantão querendo ser o (pai) de uma obra, que no poder, ele não foi suficientemente competente para conseguir". Assessoria.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CANOS DA ADUTORA JÁ COMEÇAM A SER ENTERRADOS EM CARNAÚBA DOS DANTAS

O aporte de mais de R$ 5 milhões de reais feito pelo BNDES/Governo do Estado no final do ano passado está garantindo a continuidade do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas, uma obra orçada em mais de R$ 9,9 milhões de reais. Com isso, mais de 50% da obra tem recursos já depositados na conta do estado e garantirá que a parte de tubulação seja 100% executada.

Representantes da empresa A. Gaspar (executora da obra) dizem que a obra está caminhando normalmente e que a meta é realizar a implantação da tubulação.

O prefeito Alexandre Dantas está cada dia que passa mais feliz por ver uma obra dessa magnitude ter sido empenhada e iniciada na sua gestão e, principalmente, com garantias plenas de recursos por parte do governo federal.

"Se Deus quiser,estaremos entregando, juntamente com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e, quem sabe com a presidenta Dilma Rousseff (PT), essa importante obra até o final deste ano"  , afirmou Boboca.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011


CARNAÚBA DOS DANTAS - PREFEITO ALEXANDRE VISITA OBRAS DA ADUTORA PARELHAS/CARNAÚBA

O prefeito Alexandre Dantas (Boboca) (PP) de Carnaúba dos Dantas visitou  nesta terça (25) as obras da maior obra de engenharia da história do município, o Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas.
Conversando com cada um dos funcionários da empresa A. Gaspar S/A (empreiteira responsável pela execução do empreendimento), Boboca foi informado que a obra segue normalmente e se transcorrer dessa forma até o final do ano a adutora será concluída.
A adutora é um sonho antigo dos Carnaubenses, muito se lutou para viabilizá-la, mas foi na gestão do ex-governador Iberê Ferreira, após incansável luta do prefeito Boboca, que, finalmente foi empenhada (o mais difícil), liberada recursos, iniciada e, agora tocada pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM).
Na sua última viagem a Brasília, o prefeito teve com João Maia (PR) e o mesmo disse lutar, juntamente com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o Secretário de Recursos Hídricos Robinson Faria, perante o governo federal (que é quem libera os recursos) para que não falte dinheiro para essa fundamental obra. Assessoria do Prefeito

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ADUTORA: GOVERNO DO ESTADO, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS, PARALISA OBRAS DO SISTEMA ADUTOR

Adutora - àrea do Xique-Xique

O governo do estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, autorizou a paralisação e consequentemente a suspensão do Contrato nº 022/2010-SEMARH, que tem como objetivo a "Implantação do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúa dos Dantas".

A decisão foi assinada pelo Secretário Adjunto da SEMARH Jader Torres e publicada no Diário Oficial do Estado do dia 23 de fevereiro de 2011.

A Ordem de Paralisação de Serviço entrará em vigor a partir da data de ciência da empresa responsável pela obra Construtora A. Gaspar S/A.
CLIQUE NA IMAGEM E VEJA A DECISÃO
Preocupado com tal situação, o prefeito de Carnaúba dos Dantas Alexandre Dantas (PP) conversará com a Governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e  com o Secretário de Recursos Hídricos Robinson Faria (PMN) para tratar sobre aquela decisão, que tem reflexos nos municípios de Carnaúba dos Dantas e Parelhas. Assessoria

sábado, 26 de março de 2011


PREFEITO DE CARNAÚBA CONFIA EM ROSALBA E ACREDITA QUE A ADUTORA SERÁ REINICIADA

Há exatamente 30 dias atrás - mais precisamente no dia 23 de fevereiro -  o governo do estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos determinou a paralisação das obras de construção do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas, uma obra cinquentenária que resolverá os problemas de abastecimento de Carnaúba dos Dantas e das comunidades rurais Juazeiro e Cobra (Parelhas).
Alegando questões de ordem financeira e orçamentária, a governadora Rosalba Ciarlini esclareceu ao prefeito Alexandre Dantas (Boboca), o motivo da paralisação em recente reunião em Natal, mas rssaltou que os serviços da adutora serão reiniciados tão logo sejam resolvidas essas pendências técnicas.
De fato, o blog visitou as imediações do acampamento da empresa A. Gaspar S/A e constatou que os tubos para conclusão daquela importante obra estão armazenados no seu depósito, em Carnaúba dos Dantas.
"Confio na governadora e não tenho dúvida que os serviços da adutora serão reiniciados e concluídos" afirmou o prefeito Alexandre. Assessoria

sábado, 19 de novembro de 2011


Carnaúba dos Dantas: Prefeito cobra a continuidade do Sistema Adutor (Parelhas-Carnaúba dos Dantas)

Prefeito Alexandre Dantas (Boboca) vai ao Secretário da SEMARH e cobra reinício da adutora
Prefeito Boboca e Dr.Gilberto Jales
O Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, geólogo Gilberto Jales recebeu na tarde desta quinta-feira (18) em seu gabinete o prefeito de Carnaúba dos Dantas Alexandre Dantas de Medeiros (Boboca).
Na pauta, a discussão sobre a continuidade dos serviços da adutora Boqueirão/Carnaúba dos Dantas.
O prefeito Alexandre colocou ao secretário que os serviços foram iniciados na gestão passada (Iberê Ferreira) e continuada por Rosalba Ciarlini, mas, no entanto, por dificuldades financeiras do estado, foram paralisados em fevereiro de 2011, mas, que em conversa com a governadora ela garantiu que a obra será reiniciada e concluída.
Preocupado com os problemas de abastecimento da cidade, muitas ruas sequer tem rede de água, o prefeito Boboca ouviu do secretário que haviam recursos sendo levantados através de remanejamentos de rubricas para o IDEMA para garantia da contra partida do estado, vez que o financiamento da adutora era do governo federal, através do BNDES.
"Enquanto estiver sentado na cadeira de prefeito buscarei reunir todos os meus esforços visando à conclusão dessa importante obra para Carnaúba dos Dantas", destacou o prefeito.
Prefeito acompanhamento obra no início de 2011
"Enquanto estiver prefeito buscarei reunir todos os meus esforços visando à conclusão dessa importante obra para Carnaúba dos Dantas", destacou o prefeito.
Vale salientar que o projeto da adutora prevê atender as comunidades Juazeiro e Cobra (Parelhas) e a zona urbana de Carnaúba dos Dantas e, para isso, o sistema de distribuição será reformulado visando beneficiar todas as residências urbanas.assessoria

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011


“A adutora vai ser inaugurada o próximo ano pela governadora Rosalba e eu estarei na inauguração, pois fiz o 1º requerimento como vereador em 1997”. Stênio Medeiros.

imageO carnaubense Odontólogo  Stênio Medeiros (DEM) um dos prováveis pré candidato a prefeito nas próxima eleição de 2012 declarou para este blog que pretende vim a inauguração do Sistema Adutor ligando as cidades de Parelhas a Carnaúba dos Dantas que segundo Stênio acredita ser inaugurada no próximo ano de 2012 pela governadora Rosalba. Segundo Stênio Medeiros que foi vereador na TERRA DA MÚSICA afirma que partiu dele como edil o primeiro requerimento no ano de 1997 para que se fosse iniciado esta obra de fundamental importância para esta região principalmente para a cidade de Carnaúba dos Dantas já que é um dos principais pólo da indústria ceramista na região do Seridó.
Stênio Medeiros é de uma das principais famílias ligada a política de Carnaúba dos Dantas, sobrinho do ex prefeito Valdemar Cândido, já foi vereador em carnaúba dos Dantas é filiado ao DEM que tem como presidente o ex prefeito Valdenor Araújo e apto a ser candidato na próxima eleição de 2012.
Quanto a questão de uma provável candidatura Stênio declara para este blog que poderá pensar na hipótese de ser candidato e que se  realmente se confirmar sua candidatura a primeira coisa a fazer é vim morar na TERRA DA MÚSICA, já que o mesmo trabalha na capital do estado Natal/RN.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Canos da Adutora Parelhas-Carnaúba estão sendo levados

image
Não é a primeira vez que ocorre dos canos do sistema adutor que liga a cidade de Parelhas a Carnaúba dos Dantas estarem sendo levados dos depósitos situados na TERRA DA MÚSICA.
Existe uma resposta dos órgãos competentes e responsáveis  pelos canos e que a população principalmente a carnaubense que sonha com um dia ter a adutora em pleno funcionamento possa dar a nossa população, pois nos meios de comunicação se tem não conheço que foram divulgados explicações para tal ato.
É preocupante as saídas desses canos de Carnaúba dos Dantas, nos deixa preocupados já que sonhamos com a continuidade dessa tão importante obra para o nosso município.
O Blog do Totinha Humildade Sempre acredita que esta seja apenas uma maneira de manejos desses canos para outro local que esteja precisando, mas a população está preocupada com a saída desses canos que só vão e não voltam

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Rosalba fala sobre a retomada do sistema adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas

http://www.youtube.com/watch?v=xWaIvNIjkpI

Blog do Totinha Humildade Sempre esteve acompanhado a vinda da Governadora Rosalba (DEM) a cidade de Caicó onde foi assinado a ordem do Convênio garante construção de 2.800 cisternas em municípios do RN.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Carnaubense escreve para AL preocupado com a demora da retomada da Obra do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas

Um cidadão carnaubense como muitos conterrâneos da TERRA DA MÚSICA está preocupado com o descaso que vem sendo dado para que seja retomada a obra do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas. Enviou uma solicitação a vários deputados estaduais principalmente os que não tiveram votação expresssiva no municipio relando a atual situação sobre a importância desta Obra para a região do Seridó principalmente nossa Carnaúba dos Dantas.
“Ilustre Deputado,
Sem muitas delongas e formalidades, gostaria de contar com o seu apoio no sentido de viabilizar o andamento do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas que está previsto para ser reiniciado neste mês de abril, coisa que não está ocorrendo ainda. Carnaúba dos Dantas é um dos municípios que mais sofrem com a questão da falta d'água no Rio Grande do Norte em razão de não termos nenhum açude de grande porte que abasteça nossa população, sendo que quando surge a seca, coisa que sempre acontece aqui no Sertão, a agonia volta e os mais necessitados também são os que mais sofrem com a escassez das águas tendo que mendigar a ajuda dos políticos locais para resolver seus problemas.
Lamentavelmente, creio que nosso problema da falta d’água ainda vai perdurar por muito tempo porque temos um colégio eleitoral pequeno, algo em torno de 5.000 mil eleitores, e, tradicionalmente, as ações dos políticos estão voltadas principalmente para municípios onde também tem uma densidade eleitoral alta capaz de trazer resultado positivo para o político, bem como estamos localizados geograficamente em uma região que faz divisa com o Estado da Paraíba e por questão de logística não podemos ser beneficiados com outras adutoras que foram feitas para atender municípios mais importantes do Rio Grande do Norte, como é o caso da adutora feita para Santa Cruz e que de sobra serviu para atender diversos outros municípios como, por exemplo, Tangará, Senador Elói de Sousa e Serra Caiada.
Não é de hoje que em Carnaúba dos Dantas promessas são feitas em praça pública nas campanhas eleitorais por políticos de todos os seguimentos atestando que a adutora ou um açude de grande porte vai ser feito para acabar de vez com nosso problema da falta d’água e, até o presente momento, nada se concretizou. Por essa razão, valho-me de Vossa Excelência que teve votação inexpressiva em Carnaúba dos Dantas para que lute e seja nossa voz na Assembléia legislativa, haja vista que os políticos que nós elegemos apenas renovaram suas promessas no sentido de mais uma vez nos enganar. Sei que uma andorinha só não é nada e que Vossa Excelência sozinho também não será capaz de concretizar esse sonho nosso, podendo até alegar que não é de sua responsabilidade tal reivindicação porque Carnaúba dos Dantas não é seu reduto eleitoral. No entanto, caso queira, no exercício do seu mandado Vossa Excelência tem as prerrogativas necessárias para fazer requerimentos e ofícios, bem como levar sua voz no plenário da assembléia legislativa do RN e, quem sabe, poderá conseguir sensibilizar as autoridades competentes para que seja viabilizado o andamento do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas que a população carnaubense tanto almeja e necessita. Desde já, espero que compreenda o meu desabafo e agradeço por sua atenção”. José Aluísio de Medeiros
imageVeja a resposta através do requerimento enviado a Assembréia Legislativa que o deputado Fernando Mineiro do PT mandou para o mesmo na foto junto com texto.
Prezado,
Cobrei, no Plenário da Assembléia, a retomada das obras do sistema Adutor Paralhas/Carnaúba dos Dantas.
Além disso apresentei requerimento solicitando envio de ofícios à CAERN e a Secretaria de Recursos Hídricos solicitando a retomada das obras (em anexo).
Estou às ordens.
Abraços.
Mineiro




quarta-feira, 11 de julho de 2012

GOVERNO DO ESTADO DÁ O PONTAPÉ INICIAL NAS OBRAS DO SISTEMA ADUTOR DE CARNAÚBA DOS DANTAS

Na tarde de hoje, deu-se início a colocação das placas oficiais do Governo do Estado do Rio Grande do Norte anunciando a retomada das obra
images do sistema adutor Parelhas-Carnaúba dos Dantas. Dessa vez, a obra retorna ao nosso município com a marca e esforço do grupo político que apoiou a governadora Rosalba e que tanto lutou para a concretização desse grande sonho que há anos vem sendo esperado pela população carnaubense.
O esforço coletivo do grupo conseguiu resultado em um momento muito importante do cenário político do município, quando o quadro eleitoral ganha uma nova cara. Agora, a comunidade aguarda a assinatura da ordem de serviço, que deve ser realizada na próxima semana, na sede do governo.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

VALDENOR REIVINDICA ASSUNTOS DE INTERESSE DE CARNAÚBA DOS DANTAS COM DEP. BETINHO ROSADO

imageDurante toda esta semana, o candidato a prefeito da Coligação “Acredita Carnaúba”, Valdenor Araújo, esteve em Natal para realizar articulações políticas e tratar de assuntos de interesse do nosso município, como a questão da adutora e outras ações a serem realizadas pelo Governo do Estado.
Uma das paradas do candidato foi a Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Estado (SAPE), onde foi recebido pelo secretário e Deputado do DEM, Betinho Rosado. Na oportunidade, Valdenor indagou sobre pontos importantes, como os programas de eletrificação rural, perfuração de poços e de desenvolvimento da agricultura familiar, questões essenciais para o desenvolvimento das atividades econômicas alternativas em nosso município e que garantem o bem estar e a qualidade de vida do homem do campo.
Betinho também parabenizou Valdenor pelo sucesso na grande luta pela adutora de Carnaúba. “É uma vitória para Carnaúba dos Dantas. Tenho certeza que a realização desta obra impulsionará o desenvolvimento do pólo agrícola carnaubense e abrirá novas oportunidades para esse povo que tanto aguardou pela concretização desse sonho”, afirmou o Secretário, que desde já confirmou presença na assinatura da ordem de serviço da adutora, a ser realizada nos próximos dias.


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Governo Rosalba já fala em reinício do Sistema Adutor de Carnaúba dos Dantas.

Obras hídricas avançam no Rio Grande do Norte para amenizar os efeitos da seca
imageNo início da noite desta terça-feira (9), o Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca realizou uma reunião na Governadoria, no Centro Administrativo, para discutir e apresentar medidas que amenizarão os feitos da estiagem em todo o Rio Grande do Norte. No encontro, foram expostos os mais recentes status de diversas obras hídricas espalhadas pelo Estado. A reunião foi comandada pela governadora Rosalba Ciarlini.
No encontro, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, declarou que a fase de diagnóstico e instalação de 160 poços no RN, que tem recursos da Defesa Civil, está em etapa de conclusão. Paralelo a isso, mais de 200 poços e 90 dessalinizadores estão sendo recuperados em diversos municípios e distritos potiguares.
O titular da Semarh falou ainda sobre o reinício das obras da adutora de Carnaúba dos Dantas e início das construções da adutora de Tenente Ananias e de Brejinho. Outro avanço citado pelo secretário foi na adutora do Alto Oeste e a previsão é que as primeiras casas cheguem a ser atendidas até o final deste mês.
“Nós estamos com o trabalho bastante adiantado e com a estimativa que até o final de outubro as primeiras cidades já possam contar com a água. Mas é preciso dizer que esta é uma obra em etapas. Ao todo, 23 cidades serão atendidas com a adutora do Alto Oeste e à medida que as construções forem avançando, vamos possibilitando que novos municípios sejam atendidos”, disse.
A princípio, as cidades beneficiadas serão Rafael Fernandes, José da Penha e Água Nova. Até o final de novembro, a expectativa é que as cidades de Taboleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal e Major Sales passem a contar com o sistema regular de fornecimento hídrico.
Além da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário Gilberto Jales, a reunião desta noite do Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca contou com os secretários de Estado do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, do titular da Seara, Rodrigo Fernandes, do coordenador da Defesa Civil Estadual, Cel. Josenildo Acioli, e de representantes da SAPE e CONAB.
O Comitê Estadual tem como objetivo indicar obras e serviços voltados à redução dos danos causados pela seca; acompanhar, fiscalizar e avaliar a prestação da assistência oferecida às populações atingidas pela seca; e articular-se com os órgãos municipais e federais envolvidos nas ações de combate à seca.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Rosalba Ciarlini acompanha início de obras do Sistema Adutor Carnaúba dos Dantas


imageAs obras do Sistema Adutor Carnaúba dos Dantas foram iniciadas e na tarde desta segunda-feira (17), a governadora Rosalba Ciarlini visitou o canteiro da obras que vai captar água do Açude Boqueirão, em Parelhas, o quarto maior reservatório do estado com capacidade para 48 milhões de metros cúbicos.
“Essa é uma obra que vai trazer vida a essa região, porque levará água de Parelhas a Carnaúba dos Dantas e vai garantir abastecimento pelos próximos 20 anos”, disse a Governadora, acompanhada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales.
O Sistema Adutor Carnaúba dos Dantas terá 25 km de extensão e vazão de 32 litros por segundo. Sua conclusão está prevista para junho de 2013. A obra da adutora está orçada em cerca de R$ 11 milhões e vai beneficiar 3.500 famílias nas comunidades de Juazeiro e Santo Antônio da Cobra, além do município de Carnaúba dos Dantas.
Será instalado no reservatório do açude Boqueirão, um equipamento tipo flutuante com duas bombas submersas para captação de água que passará por uma estação de tratamento (ETA) e depois para uma estação elevatória de água tratada. Nas comunidades de Juazeiro e Cobra serão utilizados os reservatórios já construídos pelo Programa de Convivência com o Semiárido (PSP). Será aproveitada também a rede de distribuição de água construída pelo mesmo programa.
Perto do município de Carnaúba dos Dantas, será construída uma estação elevatória que mandará, por gravidade, a água que será distribuída para a cidade. Este complexo instalado permitirá uma oferta de 32 litros de água por segundo. Um detalhe relevante é que o sistema será todo automatizado, aumentando assim sua eficiência.
Também acompanharam a governadora Rosalba Ciarlini na visita o diretor do Idema, Gustavo Szilagy, e o secretário da Seara, Rodrigo Fernandes.

segunda-feira, 29 de julho de 2013


Obras do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas praticamente concluídas.

Imagem 028Uma equipe de cidadões carnaubenses formada pelo o ex prefeito valdenor Araújo, o vereador José Azevedo (Dué), o repórter José Toscano Neto e os Blogueiros Raimundinho (Blog Lagoa Nova Verdade) e Blog do Totinha foram na tarde desta segunda 29 de Julho até a cidade de Parelhas/RN para uma visita as instalações do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas.

Na ocasião a equipe visitou os trabalhos já praticamente quase concluídos. Iniciaram pela base da obra no açude Boqueirão, passando pelos povoados Juazeiro e Santo Antonio (Cobra) e finalizaram a visita no escritório da construtora A. Gaspar S/A em Carnaúba dos Dantas/RN, onde foram recebidos por Daniel um dos engenheiros da obra que estava no escritório e recebeu gentilmente a equipe carnaubense para melhores  esclarecimentos sobre a conclusão final desta grandiosa obra com recurso do Governo do Estado do Rio Grande do Norte estimado em torno de R$:10.000.000,00 (Dez Milhões de Reais) que ficará marcada na história do nosso munícipio por muitos e muitos anos.

 image imageimage image image image image image image image image image image
Nota: Esta obra ficará marcada na história de Carnaúba dos Dantas e digo mais que daqui a 50 anos não teremos uma outra obra deste porte no nosso município.

Sexta-feira, 09 de agosto de 2013

ADUTORA CARNAÚBA DOS DANTAS BENEFICIARÁ 9 MIL PESSOAS DA REGIÃO DO SERIDÓ NO RIO GRANDE DO NORTE

A OBRA DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ADUTOR CARNAÚBA DOS DANTAS/ VAI LEVAR ÁGUA DE QUALIDADE PARA NOVE MIL HABITANTES ATÉ OUTUBRO DESTE ANO// A ADUTORA TERÁ EXTENSÃO DE VINTE E CINCO QUILÔMETROS E VAI ATENDER A CIDADE DE CARNAÚBA DOS DANTAS E AS COMUNIDADES JUAZEIRO E SANTO ANTÔNIO DO COBRA/ SITUADAS EM PARELHAS//
ESSA OBRA FAZ PARTE DO PROJETO DE AÇÕES QUE A SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS VEM EXECUTANDO PARA PREPARAR AS REGIÕES MAIS CASTIGADAS/ANUALMENTE/ PELA SECA NO ESTADO//
O SISTEMA ADUTOR DE CARNAÚBA DOS DANTAS/ IRÁ CAPTAR A ÁGUA DO AÇUDEBOQUEIRÃO DE PARELHAS/ ATRAVÉS DE UM EQUIPAMENTO FLUTUANTE E O AUXÍLIO DE DUAS BOMBAS// OS EQUIPAMENTOS SÃO TODOS AUTOMATIZADOS/ O QUE A AUMENTA A EFICIÊNCIA NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA À POPULAÇÃO// O SISTEMA PERMITIRÁ UMA OFERTA DE TRINTA E DOIS LITROS DE ÁGUA POR SEGUNDO//
A OBRA ESTÁ SENDO FEITA PELA CONSTRUTORA A. GASPAR S.A E FISCALIZADA PELA COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA DA SECRETARIA DE RECUSRSOS HÍDRICOS// O VALOR TOTAL DA OBRA SERÁ DE DEZ MILHÕES DE REAIS//
PARA LEONARDO RÊGO/ SECRETÁRIO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS/ A OBRA VAI GARANTIR UM ABASTECIMENTO DE ÁGUA/ COM QUALIDADE/ PARA O MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS E REGIÕES VIZINHAS// A CONSTRUÇÃO DA ADUTORA CARNAÚBA DOS DANTAS FAZ PARTE DO QUADRO DE MEDIDAS A SECRETARIA VEM TOMANDO/ PARA QUE A REGIÃO POSSA CONVIVER MELHOR COM O CLIMA SEMIÁRIDO//

13/01/2014

CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL DA ARCA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL DA ARCA
                        O Presidente do Conselho de Administração da Associação Recreativa dos Carnaubenses Ausentes - ARCA, Sr. ANTONIO LOPES NETO, abaixo assinado, no uso das atribuições que lhe são outorgadas pelo art. 14, incisos II, III e VII, do Estatuto em vigor, vem convocar todos os associados em dia com as obrigações associativas, a participarem da Assembléia Geral Ordinária, que ocorrerá no dia 20 de janeiro de 2014, na Rua Olinto Meira, 1307, Barro Vermelho, Natal/RN, CEP 59030-180, às 18:00hs em primeira convocação, com no mínimo de 18 associados presentes, ou às 19:00hs em segunda convocação, com qualquer número de participantes, para deliberar sobre os seguintes assuntos em pauta:
a) Apreciação e votação do parecer do conselho fiscal no tocante aos balancetes de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2013;
b) Apreciação e votação do parecer do conselho fiscal referente à proposta orçamentária para o ano de 2014;
c) Aprovar o valor da anuidade dos sócios para o ano de 2014;
d) Apreciação de Projeto de Desenvolvimento Sustentável para o município de Carnaúba dos Dantas, exposição do Professor Aluísio Alberto Dantas;
e) Apreciação de proposta de ajuizamento de ação Civil Pública contra o Governo do Estado do RN, pelo não cumprimento do cronograma de transposição das águas do açude Boqueirão para abastecimento do município de Carnaúba dos Dantas;
e) Outros assuntos de interesse da Associação.
Natal/RN, 03 de janeiro de 2014.
 ANTONIO LOPES NETO
PRESIDENTE DA ARCA

17 de jan de 2014

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL DA ARCA

O Presidente do Conselho de Administração da Associação Recreativa dos Carnaubenses Ausentes - ARCA, Sr. ANTONIO LOPES NETO, abaixo assinado, no uso das atribuições que lhe são outorgadas pelo art. 14, incisos II, III e VII, do Estatuto em vigor, vem convocar todos os associados em dia com as obrigações associativas, a participarem da Assembléia Geral Ordinária, que ocorrerá no dia 20 de janeiro de 2014, na Rua Olinto Meira, 1307, Barro Vermelho, Natal/RN, CEP 59030-180, às 18:00hs em primeira convocação, com no mínimo de 18 associados presentes, ou às 19:00hs em segunda convocação, com qualquer número de participantes, para deliberar sobre os seguintes assuntos em pauta:

a) Apreciação e votação do parecer do conselho fiscal no tocante aos balancetes de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2013;
b) Apreciação e votação do parecer do conselho fiscal referente à proposta orçamentária para o ano de 2014;
c) Aprovar o valor da anuidade dos sócios para o ano de 2014;
d) Apreciação de Projeto de Desenvolvimento Sustentável para o município de Carnaúba dos Dantas, exposição do Professor Aluísio Alberto Dantas;
e) Apreciação de proposta de ajuizamento de ação Civil Pública contra o Governo do Estado do RN, pelo não cumprimento do cronograma de transposição das águas do açude Boqueirão para abastecimento do município de Carnaúba dos Dantas;
e) Outros assuntos de interesse da Associação.
Natal/RN, 03 de janeiro de 2014.
ANTONIO LOPES NETO



terça-feira, 25 de março de 2014


Associação Recreativa dos Carnaubenses Ausentes - ARCA

RETIFICAMOS HORÁRIO DA REUNIÃO ADMINISTRATIVA DA ARCA PARA 18:30 HORAS DO DIA 27.03.2014 (QUINTA-FEIRA)



CONVOCAÇÃO – REUNIÃO ADMINISTRATIVA

O Presidente da Associação Recreativa dos Carnaubenses Ausentes - ARCA, Sr.ANTONIO LOPES NETO, convoca os associados e colaboradores, para participarem de Reunião Administrativa, que ocorrerá no dia 27 de março de 2014 (quinta - feira), na Rua Olinto Meira, 1307, Barro Vermelho, Natal/RN, ocasião em que serão tratados os seguintes assuntos em pauta:
1) Processo Eleitoral da ARCA para junho de 2014;
2) Tomada de posição quanto ao ajuizamento de ação Civil Pública contra o Governo do Estado do RN, pelo não cumprimento do cronograma de transposição das águas do açude Boqueirão para abastecimento do município de Carnaúba dos Dantas;
3) Calendário das atividades para o ano de 2014;
4) Outros assuntos de interesse da Associação.

Natal/RN, 24 de marçode 2014.
ANTONIO LOPES NETO
PRESIDENTE DA ARCA

17/04/2014

Diretoria da Arca virá até a TERRA DA MÚSICA para pressionar o adiantamento da inauguração do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas

ADUTORA BOQUEIRÃO/CARNAÚBA DOS DANTAS - REUNIÃO COM ENTIDADES
A Diretoria da ARCA estará presente neste final de semana em Carnaúba dos Dantas, onde promoverá uma reunião conjunta entre os poderes públicos e demais entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de pressionar o Governo do Estado do RN quanto a finalização do cronograma de transposição (ADUTORA) das águas do açude Boqueirão para abastecimento das comunidades do Juazeiro e Santo Antonio da Cobra, ambos no município de Parelhas  e a cidade de Carnaúba dos Dantas. A ARCA já dispõe de todos os fundamentos técnicos e júrídicos para acionar o Ministério Público do Estado do RN, no sentido de fazer com que o Governo do Estado finalize a obra. É do conhecimento público que 99% do cronograma de execução da obra já encontra-se concluído.
ANTONIO LOPES NETO
PRESIDENTE DA ARCA

06/06/2014

ARCA AJUIZA AÇÃO CONTRA GOV. DO RN.

Em reunião do Conselho de Administração ocorrida ontem (05.06.2014), ficou deliberado que a ARCA ajuizará Ação Civil Pública contra o Governo do Estado do RN e a CAERN, pela não execução da transposição das águas do Açude Boqueirão (Parelhas), que irão descedentar as comunidades de Juazeiro e Santo Antonio da Cobra, estas no próprio município de Parelhas e a cidade de Carnaúba dos Dantas. A obra física de transposição encontra-se totalmente concluída pela empresa A GASPAR, faltando por parte do Governo cumprir parte do cronograma financeiro. A Assessoria Jurídica da ARCA, através dos Doutores BRENO CABRAL e RICARDO REIS, já elaborou a peça jurídica, estando tão somente no aguardo de autorização da ARCA para que seja protocolada junto ao Tribunal competente. 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA ARCA

22/07/2014

ARCA DECIDE POR SUSPENDER AÇÃO CONTRA GOV.DO RN E CAERN

Na data de hoje (22/07/2014), a ARCA, através de sua Assessoria Técnica / Jurídica, especialmente nomeada para acompanhar o desdobramento da polêmica envolvendo a“ADUTORA BOQUEIRÃO / CARNAÚBA DOS DANTAS”, foi recebida pelo Secretário Estadual de Recursos Hídricos do RN, Dr. Luciano Cavalcanti Xavier. Na ocasião nos foi informado pelo Secretário que a negociação com a empresa “A GASPAR” foi retomada, inclusive já tendo sido efetuado o empenho de parte do valor devido para conclusão da obra (em torno de 40% - quarenta por cento da dívida). As mesmas informações foram confirmadas pelo Engenheiro Chefe da empresa,“ A GASPAR”, responsável pela obra, que nos garantiu o reinício da obra em no máximo duas semanas. Diante destes fatos, a ARCA decidiu por suspender a Ação Civil Pública contra o Governo do Estado do RN e CAERN, aguardando cumprimento do que nos prometeu o Sr. Secretário de Governo.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA ARCA

25/03/2015

Primeira promessa do governo de Robinson Faria sobre a Inauguração da Adutora Parelhas Carnaúba dos Dantas
Só pra adiantar o que o secretário de recursos hídricos do RN, Sr. Mairton França disse hoje ao RN/TV sobre a Adutora de Carnaúba dos Dantas; Está previsto iniciar os trabalhos (ou seja inaugurar a adutora já que tá pronta mesmo) agora para o mês de Abril. Que esta noticia se concretize, basta de sofrimento com o povo de nossa cidade, nós somos um povo forte e pacato e não aceitamos mais promessas ao vento, vamos esperar e ter a certeza que esta obra seja inaugurada o mais rápido possível. Ninguém aguenta mais viver de promessas. 

http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/bom-dia-rn/videos/t/edicoes/v/secretario-de-recursos-hidricos-do-rn-fala-sobre-reservatorios-do-estado/4060422/

"Requerimentos da vereadora Maria de Ramalho sobre a Adutora de Carnaúba dos Dantas
Ontem encaminhei a ele e ao governador um requerimento pedido providências na inauguração da mesma como também o colega Gilson encaminhou o mesmo requerimento para todos os deputados do nosso estado. vereadora Maria de Ramalho"

Requerimentos da vereadora Maria de Ramalho sobre a Adutora de Carnaúba dos Dantas
Ontem encaminhei a ele e ao governador um requerimento pedido providências na inauguração da mesma como também o colega Gilson encaminhou o mesmo requerimento para todos os deputados do nosso estado. vereadora Maria de Ramalho

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Governador garante recursos para adutora de Carnaúba dos Dantas e definirá prioridades para obras hídricas

adutorCRÉDITO DA FOTO: TOTINHA
Em audiência com o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, o Governador Robinson Faria recebeu garantias do titular da pasta para investimentos em obras hídricas no Rio Grande do Norte. Dentre os pleitos apresentados, e defendidos pela bancada potiguar em Brasília, estavam a conclusão da adutora de Carnaúba dos Dantas, com a liberação de R$ 1 milhão e 60 mil, tão logo o orçamento geral da união for aprovado pela presidenta Dilma Rousseff. O chefe do Executivo Estadual elencará as prioridades dos recursos para a execução de obras. A reunião ocorreu na noite desta quarta-feira (15), em Brasília.
Somente após a sanção do orçamento, o Ministério das Cidades poderá definir o valor global e repassar recursos mensais ao RN para investimento nas ações contra a seca em todo o estado. O valor para o mês de abril já foi realizado.
A senadora Fátima Bezerra destacou a relevância da conclusão da adutora de engate rápido de Currais Novos, e pediu agilidade para que seja entregue à população seridoense até o final de 2015.
O Governador Robinson Faria falou sobre a importância da audiência. “Consideramos muito positiva a reunião com o ministro Gilberto Occhi, que entende qual a dimensão dessas obras para o nosso estado e qual o impacto delas para o nosso povo. Continuamos nosso trabalho para melhorar a convivência do homem do campo com a estiagem, trazer e concluir obras hídricas que amenizem o sofrimento do povo nas épocas de seca”, declarou.
A audiência contou com a participação ainda dos deputados federais Fábio Faria, Rafael Motta, Felipe Maia e Beto Rosado, o senador Garibaldi Alves Filho e o deputado estadual Nelter Queiroz.


sexta-feira, 8 de maio de 2015

Secretário Maírton França, dá mais uma esperança sobre a conclusão da Adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas


Em entrevista concedida a Inter-TV Cabugi na manhã desta sexta-feira (08/05), o Secretário de Recursos Hídricos Maírton França, disse que já foi pactuado com o Ministério da Integração a continuidade da Adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas que está faltando apenas 400 metros de cano para ser concluída, onde a estimativa de tempo para a conclusão é de 06 meses.
A Secretaria de Recursos Hídricos do Estado está negociando com a Empresa A Gaspar Ltda. e se tudo der certo a obra será concluída dentro de um prazo de 04 meses.
link da matéria:
Nota de Toscano Neto: A população carnaubense espera que realmente a Empresa A Gaspar Ltda. entre em comum-acordo com o Governo do Estado, para que esta obra seja realmente concretizada.
Fonte: Blog do Toscano Neto


Em 29 de maio de 2015


Entrevista que o ministro deu a TV Cabugi ele falou em PRIORIDADE ao Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas.



segunda-feira, 8 de junho de 2015


Souza solicita ligação do sistema adutor Parelhas-Carnaúba dos Dantas


Com o objetivo de abastecer as comunidades de Juazeiro e Santo Antônio da Cobra, no município de Parelhas, e Carnaúba dos Dantas, ambos na região Seridó, o deputado Souza (PHS) está solicitando do governador do Estado, Robinson Faria (PSD) e do diretor presidente da Companhia de Águas e Esgotos (CAERN), Marcelo Toscano, a ligação do sistema adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas.

“O sistema adutor terá 25 quilômetros de extensão e vazão de 32 litros por segundo. A adutora começou a ser construída em 2010 e tinha conclusão prevista para junho de 2013. Em fevereiro de 2011 as obras foram paralisadas, voltando o seu reinício em dezembro de 2012, mas em pouco tempo foram novamente paradas”, disse o deputado.
O parlamentar lembrou que o município de Carnaúba dos Dantas é abastecido por meio do açude público Monte Alegre e rio Carnaúba e que há mais de dois anos, por causa da seca que assola o Estado, os poços e açudes estão esgotados e a população não tem alternativas para buscar água para a própria sobrevivência.
“O sistema de abastecimento foi desativado pela CAERN no dia seis de janeiro de 2013 e a partir daí a cidade começou a ser abastecida por carros-pipa Na zona rural, esse tipo de abastecimento já está sendo realizado desde 2009. Atualmente, Carnaúba dos Dantas recebe por mês cerca de 450 carros-pipa para o abastecimento das zonas urbana e rural”, afirmou Souza.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Obra da Adutora de Carnaúba dos Dantas será retomada

O governador firmou um acordo com a Construtora A.Gaspar e a obra da Adutora de Carnaúba dos Dantas, parada desde 2013, será retomada. Na próxima segunda-feira, 13, será apresentado um novo cronograma de obra. A previsão de conclusão é de 60 dias.
Carnaúba dos Dantas é a cidade potiguar que está há mais tempo em colapso de abastecimento. A cidade está sem água nas torneiras desde janeiro de 2013, quando o açude Monte Alegre que abastecia o município secou. A obra beneficiará cerca de 8 mil pessoas, atendendo além da zona urbana, duas comunidades rurais.
“Diante da crise hídrica, retomar todas estas obras tornou-se prioridade para mim. Faremos de tudo para amenizar os efeitos desta estiagem que é considerada a pior dos últimos cem anos”, afirmou Robinson Faria, realçando que também foram retomadas as obras da Barragem de Oiticica e da Adutora do Alto Oeste.
Para a conclusão da Adutora de carnaúba dos Dantas, faltam apenas 6,5% dos serviços. Em termos práticos, corresponde a 400m de tubulação e à instalação do sistema de tratamento e do flutuante que captará água do Boqueirão. A obra foi orçada originalmente em R$ 12 milhões.
página em atualização

Seguidores