quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Recursos hídricos e irrigação nortearam reunião entre Ministro da Integração Nacional e Governadora do Estado

image A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu na tarde desta quinta-feira (17) com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza Coelho. Na oportunidade foram discutidas as prioridades do Governo do RN em relação às obras a serem executadas no Estado ligadas ao Ministério da Integração Nacional, nas áreas de recursos hídricos e irrigação.
Uma das preocupações da governadora se refere à transposição do Rio São Francisco. Rosalba reivindica que a complementação da obra de transposição contemple o Rio Grande do Norte com a chegada das águas do afluente até as regiões do semi-árido. Outra grande preocupação da Governadora se refere à construção da Barragem de Oiticica.
Segundo o Ministro, tudo está sendo feito para agilizar a conclusão do projeto executivo da transposição do São Francisco, que deve está pronto até setembro deste ano. “O compromisso do Governo Federal é licitar as obras de complementação da transposição do Rio São Francisco até o final deste ano. É uma obra relevante, com investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão que vai assegurar o abastecimento e a irrigação no estado do Rio Grande do Norte”, afirmou.
Com relação à Barragem de Oiticica, a ministro explicou que está aguardando uma análise da obra que está sendo feita pela equipe do governo estadual e que na próxima terça-feira (22), a Governadora irá a Brasília levar as informações. “Queremos saber se a obra será tocada pelo Governo do Estado ou pelo DNOCS. O fato é que esta obra é uma das prioridades do Ministério da Integração Nacional, que demanda recursos na ordem de R$ 300 milhões e complementam duas grandes obras incluídas no PAC da Infraestrutura, dentro da área do Ministério da Integração” concluiu Fernando Bezerra.
Rosalba Ciarlini mostrou a preocupação com as áreas de risco de inundação, caso se confirme as previsões de um inverno rigoroso. “Iremos sofrer novamente com as enchentes. Uma dessas áreas é exatamente a que precisa da Barragem de Oiticica para acabar com as cheias do Rio Piranhas/Açu”, disse. A Governadora se mostrou satisfeita com a reunião: “O Ministro garantiu que estará presente com ações e com meios para que possamos superar essas dificuldades. O que me animou também foram os projetos de irrigação que estamos desenvolvendo. Todos eles serão atendidos pelo Ministério e com certeza será um instrumento para gerar emprego e renda”
Rosalba destacou também a Barragem de Santa Cruz, cujo perímetro de irrigação será as obras iniciadas pelo DNOCS, a Barragem de Umari que não tem perímetro de irrigação e vários outros reservatórios que precisam de obras para favorecer o uso de suas águas. “Nós temos um potencial imenso, precisamos dar continuidade as adutoras, executar novos projetos e assim gerar milhares de empregos e renda para o nosso Estado”, finalizou.
Reestruturação do Ministério
O ministro Fernando Bezerra Coelho aproveitou a reunião para comunicar que no Fórum dos Governadores do Nordeste que acontecerá na próxima segunda-feira (21) em Aracaju/SE, a presidenta Dilma Rousseff irá assinar um Decreto para a reestruturação do Ministério da Integração Nacional. O Ministério passará a contar com a Secretaria Nacional de Irrigação que terá a função de priorizar as ações do Governo Federal, não só no sentido de ampliar as áreas irrigadas no semi-árido nordestino, mas também de recuperar a infraestrutura dos perímetros públicos já existentes. “Aqui no Rio Grande do Norte temos alguns projetos de irrigação que estão precisando passar por um choque de gestão e também por um choque de investimentos para que eles possam produzir emprego e renda e se transformar em instrumento de promoção do desenvolvimento regional” explicou ele. Assessoria

PUBLICIDADE - SUPER MERCADO ARADJA SIMÕES

PUBLICIDADE - SUPER MERCADO ARADJA SIMÕES 
Org: Adalberto & Família – Carnaúba dos Dantas,RN. Fone: 84 3479 2203

Seguidores