sexta-feira, 25 de março de 2011

Projeto Março Mulher realiza o seminário “Mulher: Estudos, Direitos e Políticas”

Dentro da programação do projeto “Março Mulher” será realizado na próxima quarta-feira, 30, o Seminário “Mulher: Estudos, Direitos e Políticas”. O evento acontecerá a partir das 8h, no Auditório Deputado Robson Faria, da Assembléia Legislativa, e contará com a presença de 100 participantes, entre representantes do Governo do RN, da sociedade civil e de várias instituições ligadas ao Estado e Município de Natal.

De manhã, das 8h às 12h, a programação conta com uma mesa redonda, que tem por objetivo discutir temas relacionados às Políticas Públicas para Mulheres, com a participação do Ministério Público, da Defensoria Pública, de representantes da área de Saúde, Justiça e Reforma Agrária. Já à tarde, das 14h às 16h, a Secretaria de Educação e Cultura promove a socialização de estudos acadêmicos produzidos por mulheres, bem como palestras sobre “Violência de Gênero” e “Empoderamento da Mulher na História Mundial”.

O encerramento do evento fica a cargo da FAPERN, que, às 17h, fará a entrega do Prêmio da “Mulher Cientista”, nas categorias “Pesquisadora Sênior” e “Jovem Pesquisadora”.

O Seminário “Mulher: Estudos, Direitos e Políticas” tem apoio do Governo do Estado e será realizado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura; Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, por meio da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres (CEPAM); e Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, através da Coordenadoria da defesa dos Direitos da Mulher e Minorias – CODIMM.

PROGRAMAÇÃO DA MANHÃ - Direitos e Políticas Públicas
8h - Apresentação cultural
Grupo Cultural Absolutas da Polícia Militar do RN

8h20 - Mesa de Abertura
TEMA: Políticas Públicas para mulheres

9h - “Os Direitos da Mulher na Legislação Brasileira”

9h30 – “PNCF – Mulher”

10h - “O Papel da Defensoria Pública na Proteção Jurídica da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar”

10h30 - Coffe-Break

10h45 - “Lei Maria da Penha: Aspectos Práticos” – Dra. Maria do Socorro Pinto

11h15 - “Mecanismos de Atendimento a Mulher Vítima de Violência e a Notificação Compulsória”

11h45 - Debate

12h - Encerramento

PROGRAMAÇÃO DA TARDE - Estudos acadêmicos sobre a mulher
14h - Mesa de Abertura
TEMA: Medidas de proteção e inserção sociolaboral das mulheres vítimas de violência de gênero

14h45 - Debate

15h - Mesa redonda com apresentação de produções acadêmicas
TEMA: Tarde Literária - a sensibilidade feminina na literatuta potiguar

- Profª Ms Ana Santana Souza – Produção acadêmica concentrada no estudo em literatura, letramento literário (Instituto de Formação Presidente Kennedy)

- Profª Drª Ilsa Fernandes de Queiróz - Produção acadêmica concentrada no estudo de Mulheres do sertão nordestino, mais especificamente Mulheres Cangaceiras (Instituto de Formação Presidente Kennedy)

- Profª  Ms Maria  das Dores da Silva Timóteo da Câmara – Produção acadêmica concentrada contos e histórias ( Esc.ESt Dulce Wanderley-SEEC)

- Profª Especialista Salizete Freire Soares - Produção acadêmica concentrada em poesias, contos e histórias (CODESE/Secretaria de Estado da Educação e da Cultura).

16h - Discussão Dialogada: “A mulher nos processos de criação e transformação sócio-culturais”

17h – Entrega do Prêmio da “Mulher Cientista”, nas categorias “Pesquisadora Sênior” e “Jovem Pesquisadora” promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN)

17h30 – Coffee Break de encerramento. Assessoria

PUBLICIDADE - CÂMARA MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN
Clique na imagem e vá para o informativo
INFORMATIVO - CÂMARA MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN
O Legislativo a Serviço de Todos Administração do Exmº Sr Vereador Fábio Ronan Dantas Pereira

Seguidores