quarta-feira, 25 de abril de 2012

Congresso reúne profissionais para debate sobre o câncer de mama em Natal

Compartilhar novas técnicas de prevenção e tratamento e debater sobre os avanços alcançados no combate ao câncer de mama. Esses são os principais objetivos da segunda edição da Conferência Câncer de Mama Natal (Congresso Internacional Natal Breast Cancer Conference), que começa nesta quinta-feira (26) e segue até o sábado (28), no Hotel Western Premier Majestic, na capital potiguar.

O câncer de mama é a principal causa de morte oncológica entre as mulheres, e sua incidência tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Segundo o cirurgião plástico Hildo Fernandes, o diagnóstico da doença, nos dias de hoje, está muito além do autoexame, que somente detecta o tumor em um estado já avançado, reduzindo as probabilidades de cura.

“Atualmente a prevenção do câncer de mama se faz principalmente a partir da triagem da paciente. Fatores de risco devem ser observados desde cedo e exames que contam com tecnologias mais avançadas, como a mamografia, devem ser feitos periodicamente. Somente assim pode-se diagnosticar o câncer em um estágio de pré-formação e, aí sim, com garantia total de cura”, explica o cirurgião, que atua na Liga-Norte-Riograndense Contra o Câncer e na Clínica Integrada do DNA Center e que irá moderar uma das mesas de debate na conferência.

Tabagismo, ambiente, alimentação, estilo de vida, histórico familiar e maternidade tardia são alguns dos fatores de risco aos quais todas as mulheres devem ficar atentas para prevenir a doença. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2012 esperam-se 52.680 novos casos de câncer da mama no Brasil, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.

ORGANIZAÇÃO

Organizado pela Liga em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Latino-Americana de Mastologia (FLAM), o Internacional Natal Breast Cancer Conference irá reunir estudantes e profissionais das áreas de Patologia, Radiologia, Mastologia, Oncologia Clínica, Radioterapia e Cirurgia Plástica em torno do assunto. Os palestrantes internacionais Victor Vishwanath Lyer (Dinamarca) e Jean-Rémy Garbay (França), além de profissionais de todo o país, marcarão presença na Conferência. 

Mais informações e programação do evento podem ser conferidas aqui.

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores