sábado, 19 de janeiro de 2013

Governadora Rosalba Ciarlini acompanha ações da Operação Verão, em Natal e litoral Sul do RN

image Durante toda a manhã e início da tarde deste sábado (19/01), a governadora Rosalba Ciarlini acompanhou, na Via Costeira, em Natal, em Pium e na praia de Pirangi, ações da Campanha Praia Segura, que tem o objetivo de reforçar a Operação Verão, e engloba iniciativas como o programa Turista Legal, Criança a Vista, além das blitzen educativas.

Ao lado do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Dantas, do Comandante Geral da Polícia Militar, Francisco Araújo, e do Coordenador Estadual da Defesa Civil, Tenente Coronel Josenildo Acioli, a governadora visitou as blitzen da Via Costeira e de Pium, participando ativamente da abordagem educativa aos motoristas que se dirigiam às praias dos litorais Norte e Sul. Juntamente com os voluntários, Rosalba Ciarlini entregou panfletos com dicas de segurança para o verão, distribuiu “bafômetros” para teste em casa e alertou sobre os riscos da combinação entre álcool e direção.

Durante a operação na Via Costeira, Rosalba Ciarlini recebeu o colete no 1 das mãos do Coordenador Estadual da Defesa Civil, Tenente-coronel Josenildo Acioli, em reconhecimento aos investimentos feitos na Defesa Civil, que nos últimos dois anos criou mais de 100 novos conselhos municipais.

Na praia de Pirangi, a governadora participou da ação Criança a Vista, que tem por objetivo garantir uma rápida localização de crianças em caso de perdas nas praias. Nessa ação, são distribuídas pulseiras de identificação, resistentes à água, que trazem informações importantes, tais como o nome da criança e do responsável e um telefone de contato. Ao lado dos voluntários e dos Guarda Vidas do Corpo de Bombeiros, Rosalba Ciarlini, orientou banhistas quanto aos riscos de afogamentos e identificou crianças com as pulseirinhas.

A governadora enfatizou o trabalho dos 450 voluntários, que auxiliam e garantem o sucesso da Campanha Praia Segura. “Temos o trabalho maravilhoso dos voluntários dos Escoteiros, Cruz Vermelha, Bombeiros Mirins e população em geral. O trabalho deles realmente me deixa entusiasmada porque são pessoas que doam um pouco do seu tempo no final de semana para que possamos ter um verão seguro, e em defesa da vida”.

Segundo o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Elizeu Dantas, houve uma mudança no comportamento da sociedade em relação ao período do verão. “Iniciativas como essa refletem uma mudança na sociedade. A governadora está vestindo a camisa da proteção e isso resultará em uma redução de acidentes”, encerrou.

Desde o início da Campanha Praia Segura, no dia 5 de janeiro, o Corpo de Bombeiros já orientou mais de 32 mil pessoas, abordou 6.471 veículos, distribuiu 18.765 folders e identificou, com as pulseirinhas, 9.130 crianças. A próxima ação ocorrerá no dia 26 de janeiro.

Rosalba Ciarlini falou também sobre a importância da Operação Verão como um todo e lembrou que as ações estão sendo realizadas em todo o Rio Grande do Norte. “Além de Natal e cidades próximas, Areia Branca e Tibau, por exemplo, também estão recebendo a estrutura da Segurança Pública. Estamos levando a orientação de não beber e dirigir, fazendo a distribuição de bafômetros, tudo isso em uma ação educativa e preventiva”, disse.

Segundo o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Francisco Aráujo, até o momento foram detidas 17 pessoas sob efeito de álcool, duas delas presas em flagrante por embriaguez alcoólica e todas perderam o direito de dirigir. “A intenção da Polícia com esta campanha não é prender, mas sim orientar. Por isso, fazemos as blitzen educativas. Nosso objetivo é preservar a vida”, disse. O Cel. Araújo ainda declarando que as ações são apoiadas pela população e por turistas que frequentam o estado. “As pessoas têm recebido as ações de forma carinhosa porque estão vendo a estrutura da Segurança Pública e agradecendo pelo apoio. Muitos, inclusive, pedem para que a Operação continue”.

A Operação Verão tem a participação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Secretaria de Estado da Saúde Pública, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil Estadual, SAMU 192, Idema, Caern, Polícia Rodoviária Federal, Cruz Vermelha, Campanha Trânsito na Paz, Movimento de Escoteiros do RN, Fecomércio/SESC, Departamento de Missões da Assembleia de Deus, dentre outros.

Seguidores