segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Governo do Estado inaugura base descentralizada do SAMU 192/ RN em Parelhas

image A governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, inaugura às 11h desta terça-feira (1), a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (SAMU 192/RN) do município de Parelhas. A nova Base conta com uma ambulância de Suporte Básico, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, em função do perfil da localidade. Além da governadora, a cerimônia de inauguração contará com a presença do prefeito de Parelhas, Francisco de Assis Medeiros, prefeitos de municípios circunvizinhos, além da coordenadora estadual do Samu, Cecília Picinin, e do secretário adjunto de Saúde do Estado, Marcelo Bessa.

Segundo a coordenadora geral do SAMU/RN, Cecília Picinin, para prestar um atendimento pré-hospitalar com qualidade e efetividade, uma equipe de profissionais foi capacitada durante os últimos meses. A ação é um esforço das três esferas de governo: a Prefeitura entra com os profissionais (seis técnicos de enfermagem, seis motoristas e um enfermeiro-chefe, além da estrutura física) e os governos Estadual e Federal assumem a parte de manutenção de viaturas, combustível, equipamentos, material e ambulância de suporte básico.

Para o prefeito de Parelhas, Francisco de Assis Medeiros, a implantação do Samu representa um ganho importante para o município que conta hoje com uma população de cerca de 21 mil habitantes.  Antes, a demanda era atendida por uma viatura simples, sem equipamentos e por profissionais do Hospital Dr. José Augusto Dantas que não tinham a qualificação específica do atendimento de urgência prestado pelo SAMU. A base do SAMU 192/RN, em Parelhas vai cobrir ainda ocorrências nas BRs 086 e 088 e RN 427.

A implantação da nova base representa um avanço no processo de regionalização do Serviço. No início da atual gestão, o serviço era restrito à região metropolitana (Parnamirim, Monte Alegre, São José de Mipibu, Extremoz, Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Nísia Floresta), correspondendo a 43% da população do Estado. Agora já conta com bases descentralizadas em Apodi, Areia Branca, Pau dos Ferros, Macau, Curaris Novos, dentre outros.

“Com as próximas inaugurações das bases descentralizadas de Caicó e Santa Cruz, previstas para o mês de outubro, o SAMU 192/RN passará a cobrir 73% da população do RN. Estamos nos empenhando para que, em 2014, essa cobertura alcance 85% da população, o que tornará os serviços do Samu 192/RN superior a estados do Centro Sul do país”, destaca Cecília.

Seguidores