quinta-feira, 24 de abril de 2014

CRC/RN comemora Dia do Profissional da Contabilidade com capacitação.

 O Conselho Regional de Contabilidade do RN marca a passagem do Dia do Profissional da Contabilidade com a palestra “eSocial”. O evento acontece em Natal e Mossoró nesta sexta-feira (25), respectivamente no auditório do SESC da Cidade Alta e na Biblioteca Ney Pontes Duarte. Em Natal, a ação se desenvolverá no período da manhã e em Mossoró no período vespertino. 

As inscrições são feitas no site www.crcrn.org.br e as vagas remanescentes serão disponibilizadas para cadastros presenciais. Na manhã desta quinta-feira (24), mais de 250 profissionais haviam confirmado presença apenas em Natal. Em Mossoró, esse número beira as cem pessoas. Os eventos contam com a parceria da IOB Folhamatic e da Fortes Informática.

"Escolhemos este tema pela relevância atual, afinal as exigências que advém do eSocial e do SPED ainda despertam muitas dúvidas dentre os profissionais contábeis", salientou o presidente do CRCRN, João Gregório Júnior, que acrescentou que o trabalho de capacitação é importante porque as mudanças tem acontecido rapidamente.

No mês de março, a Receita Federal cedeu aos apelos e adiou a exigência do uso do eSocial para o mês de outubro em virtude das dúvidas que o sistema ainda desperta entre os contribuintes. "Os prazos e as obrigações ainda sofrem mudanças em relação ao eSocial, assim precisamos entender as alterações e evitar que as empresas sejam multadas", afirmou Gregório Júnior.

No Estado do RN, há cerca de 6 mil profissionais contábeis, dos quais aproximadamente 25% exercem suas funções na capital do Estado. Em seguida, as cidades que mais possuem profissionais atuando são Parnamirim e Mossoró. No Brasil, a classe contábil compreende mais de meio milhão de profissionais.

A palestrante será Viviane Rigloski, que atualmente é instrutora de cursos da IOB Folhamatic EBS e que atua há 10 anos no atendimento e treinamento para uso de software. É graduada em Administração de Empresas pela FACECLA, além de ser a palestrante sobre Fisco Digital para o Conselho Federal de Contabilidade.

O eSocial é uma plataforma digital que vai integrar as informações previdenciárias, trabalhistas e tributárias das empresas, unificando o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Assim, com o eSocial, todos os empregadores brasileiros serão obrigados a registrar as informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relacionadas à contratação de mão de obra com ou sem vínculo empregatício por meio do novo sistema eletrônico.


Tradição de comemoração do dia nasceu de pronunciamento de senador do RN
A data do Dia do Profissional da Contabilidade é comemorada no dia 25 de abril em alusão ao discurso proferido pelo Senador João Lyra Tavares, no ano de 1926, quando, em forma de agradecimento às homenagens que lhe prestava a classe contábil, colocou que "trabalhemos, pois, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril, o Dia dos Contabilistas brasileiros". Este momento marcou sua aclamação como Presidente do Supremo Conselho da Classe dos Contabilistas Brasileiros.
João Lyra veio morar no Rio Grande do Norte aos três anos de idade, onde edificou sua carreira profissional e política, elegendo-se senador em 1915, cargo que ocupou até o fim da vida, em 1930. Na ocasião do emblemático discurso, Lyra defendia a necessidade de ensinar os fundamentos da contabilidade nas escolas, que, na época, eram chamados de assuntos contabilísticos.
Os fundamentos contábeis não eram ensinados na escola, apenas a sua prática, o que deixava os alunos aquém dos conhecimentos sobre as causas e consequências das ações praticadas.
Depois de cerca de um mês, a conquista almejada pelo senador foi conseguida: o Decreto Federal nº 17.329 instituía a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, primeira escola oficial de ensino da contabilidade. Iniciada em 1902 de forma não oficial, a escola também teve seus antigos diplomas expedidos reconhecidos oficialmente.
Em 1945, outra conquista foi obtida: a instituição do Curso de Ciências Contábeis, dessa vez superior, que garante o diploma da profissão para os estudantes. Depois de treze anos, a Lei 3.384 também garantiu aos antigos perito-contadores o cargo de técnicos em Contabilidade.
No Senado, João Lyra foi membro eminente da Comissão de Finanças, sempre ressaltando os benefícios que a sociedade brasileira teria com o reconhecimento de uma classe de contadores públicos. Devido a todas essas conquistas, foi dado ao então senador o título de “Patrono da Contabilidade Brasileira”.
Solidariedade e saúde, união que multiplica
II Caminhada Solidária do Dia do Profissional da Contabilidade acontece no sábado

O CRC/RN realizará também a II Caminhada Solidária do Dia do Profissional da Contabilidade no próximo dia 26, sábado, a partir das 8h, com a saída acontecendo no Parque das Dunas.
A iniciativa faz parte da programação alusiva ao Dia do Profissional da Contabilidade e partiu do programa CRCRN Jovem, braço institucional do CRCRN. Para participar basta inscrever-se no endereço http://acaderncic.tumblr.com/. O evento será em prol da Casa de Idosos Jesus Misericordioso. A expectativa é que mais de 200 pessoas participem.

Seguidores