terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Pronatec: Alunos da Escola Agrícola de Jundiaí restauram computadores em Caiçara do Rio do Vento

image No município de Caiçara do Rio do Vento, localizada a 88,71 km de Natal, os alunos do curso de ‘Montador e Reparador de Computador’ ofertado pelo Pronatec através da Escola Agrícola de Jundiaí realizaram o trabalho de restauração de computadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entregando para o município e os usuários da unidade oito computadores em pleno funcionamento no último sábado (7).
O curso de ‘Montador e Reparador de Computadores’ com 160 horas tem como objetivo capacitar os participantes a montar, instalar e reparar microcomputadores, identificando e instalando sistemas operacionais, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança e higiene. Ao longo do curso realizado na Escola Municipal Centro Educacional Rio dos Ventos e no Telecentro os alunos trabalham na desmontagem, limpeza de hardware, teste, montagem, instalação de sistema operacional e aplicativos com orientação do Professor Laércio Nogueira Medeiros.

De acordo com o Professor Laércio Nogueira Medeiros, o projeto de restauração dos computadores foi apresentado durante o começo do curso contado com forte apoio dos alunos.
“O aprendizado do aluno só se fortalece com a prática, para tanto, desenvolvemos esse trabalho com materiais em desuso priorizando a construção de valores profissionais, trabalho em equipe e conhecimento compartilhado”, afirma o Professor Laércio Nogueira Medeiros.
Com as sucatas de acevo pessoal e material cedido através do Departamento de Material e Patrimônio da UFRN, os alunos iniciaram os estudos de caso a fim de identificar os erros das máquinas e desenvolver planos de restauração.
Para a aluna Paula Lima, a experiência foi muito engrandecedora. “Além do aprendizado técnico, foi possível desenvolver um trabalho em grupo e gerar um bem para toda a comunidade”, declarou Paula.
Os locais beneficiados com os computadores restaurados foram sugeridos pelos próprios alunos, contemplando a Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável da Comunidade Renascer da Serra, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Telecentro. Todos os computadores entregues possuem software livre.
Projetos Anteriores
Em 2012 o Professor Laércio Nogueira Medeiros iniciou o plano de restauração do Laboratário de Informática da Escola Estadual Padre Miguelinho, em Natal, com os alunos do Pronatec da Instituição. Ao final da primeira turma, foi realizada a entrega de 15 computadores.
Em 2013, em parceria com o Professor Tiago Tobias foi iniciada a ampliação da rede elétrica do Laboratório de Informática da Escola Estadual Padre Miguelinho com apoio da Escola Agrícola de Jundiaí e mais sete computadores foram entregues ao Laboratório e também à biblioteca da Escola. No mesmo ano foi realizada a restauração de quatro máquinas no Instituto de Cegos do Rio Grande do Norte.
Ação Recuperação
Com o trabalho desenvolvido através do Pronatec, o Professor criou o projeto “Ação Recuperação” com alunos formados pelo Programa, com a finalidade de realizar o trabalho de restauração de computadores de escolas, ONGs e Associações de Moradores. O projeto contará com a atuação de ex-alunos do Pronatec atuando como voluntários na reparação dos equipamentos.
Pronatec/ Escola Agrícola de Jundiaí
A Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ/UFRN, Unidade das Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Agrárias da UFRN, localizada no município de Macaíba/RN, começou em 2011 a ser ofertante do PRONATEC com a oferta de cursos para aproximadamente 300 alunos do ensino médio. Hoje, mais de 14.528 alunos estão em sala de aula em cursos técnicos e FIC ofertados em 116 municípios do Rio Grande do Norte.










Seguidores