quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Jardim do Seridó deverá ter água nas torneiras até meados de outubro, diz CAERN

imageO abastecimento d’água realizado pela CAERN em Jardim do Seridó deverá ser feito José Vital. Segundo informou, apesar do baixíssimo nível da Barragem Passagem daaté meados do próximo mês de outubro. Essa é a previsão do chefe do escritório local, s Traíras e do Açude Zangarelhas, a cidade vendo sendo abastecida num sistema de rodízio, o que leva a crer que mesmo assim, ainda terá água nas torneiras até esse prazo previsto.

Para prolongar o abastecimento na Zona Urbana, a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó realizou recentemente, um trabalho de aprofundamento no Açude Zangarelhas, utilizando uma máquina escavadeira PC 225, onde se encontrava a bomba de captação de água, aumento assim, o tempo de abastecimento, através deste manancial. O açude tem capacidade para 7 milhões, 916 mil e 250 metros cúbicos d’água.

No entanto, de acordo com a última medição feita pela Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos no dia 14/09, o açude estava com apenas 50 mil m³, o que representa apenas 0,65% de sua capacidade total. O Zangarelhas, também conhecido como Poço Doce foi muito por anos, o principal reservatório a abastecer a cidade de Jardim do Seridó.

Já a Barragem Passagem das Traíras com capacidade total para 49.702.394 m³, atualmente, o reservatório encontra-se com 128.267 m³, segundo medição feita nesta terça-feira (22), pela SEMARH, representando somente 0,26% de seu armazenamento total. O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Jarbas Silva também já assegurou que trabalho semelhante realizado no Zangarelhas será feito no maior reservatório que abastece o município.

Seguidores