segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Andruchak termina produção de painel na galeria da FJA

O artista plástico Marcos Andruchak continua, nesta terça-feira (6), a produção do painel na galeria da Fundação José Augusto, dentro da mostra “Inspirações”, de sua autoria. O trabalho foi iniciado dia 28 e tem como objetivo tornar a exposição viva. Na ocasião, pelo menos 30 alunos da Escola Estadual Walfredo Gurgel vão acompanhar a intervenção, após visita à Pinacoteca do Estado.

A exposição permanece aberta até 30 de outubro, com visitação das 8h às 16h.

Às 9h, Andruchak vai retomar o desenho, inspirado na reunião dos seus próprios trabalhos, que tem curadoria de Jakeline Maros e Tatiane Fernandes. A ideia é tornar a exposição viva, transformando-a em elemento da nova obra.

Para que a pintura seja realizada, será aplicado um material de proteção em duas paredes, cada um com aproximadamente 1,5 m x 4 m.

A exposição “Inspirações” é uma coletânea de 13 obras recentes do artista, feitas em 2015. Em todas elas, manchas, degradês, linhas multicoloridas em espessuras variadas e às vezes descontínuas ajudam identificar o trabalho geometricista de Andruchak.

O artista

O artista Marcos Adruchack é natural de Capanema (PR), vive no Rio Grande do Norte há oito anos e garante que não vai mais embora. É doutor em Artes, pela Escola de Comunicação e Artes da USP e professor de Artes Visuais e Design da UFRN.

Sua carreira acadêmica sempre se voltou para as artes, desde quando cursou Matemática, na Unioeste, do Paraná, quando já planejava estudar Computação Gráfica, área de seu mestrado, na Escola Politécnica da USP. Como professor, passou pelas universidades Unitau, Unip, UNC e Univap.

Trabalha com design gráfico animado, arte e novas tecnologias. Desenvolve o projeto de extensão na UFRN Arte Brasil, de pintura de painéis em grandes dimensões onde utiliza tintas acrílicas e relevos, envolvendo a população do lugar no processo. Pelo menos 15 murais já foram feitos em Natal.

Tem murais espalhados por diversos estados brasileiros (Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Amazonas e Bahia) e uma série de seis trabalhos no México.

Serviço | Produção de painel de Andruchak

Local: Fundação José Augusto (Rua Jundiaí, 641 - Tirol, Natal/RN)

Data: 29 de setembro

Horário: 9h

Entrada gratuita.

Seguidores