quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

UFRN - Inaugurações concretizam expansão da Escola Agrícola de Jundiaí no Campus Macaíba

Inaugurações concretizam expansão da Escola Agrícola de Jundiaí no Campus Macaíba da UFRN
(Sirleide Pereira – Ascom-reitoria/UFRN) Fotos: Anastácia Vaz
Uma escola antes e outra depois de 2007. Assim o estudante André Luiz Machado classificou a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) do Campus Macaíba da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ao se referir na manhã dessa quarta-feira, 9, ao pool de inaugurações realizadas pela reitoria da universidade na unidade acadêmica.
Ao falar para um auditório lotado de docentes, gestores, lideranças políticas do município, representantes classistas, André elogiou a qualidade da comida servida no Restaurante Universitário (RU) recem aberto, elogiou os laboratórios, as novas salas de professores e demais instalações físicas entregues hoje. “O conhecimento é a riqueza que ninguém nos tira e traz, de volta, os sonhos das pessoas”, completou.

Agradecido, o diretor da EAJ, Júlio César de Andrade relembrou, nominalmente, a ajuda de cada um da comunidade docente e gestores da administração central da UFRN para a expansão física e educacional da EAJ, a ponto de torná-la referência nacional no nível de educação que oferta.
Vedete
Maior escola técnica do país vinculada ao ensino federal, com 110 docentes, dos quais 84 doutores, a EAJ figura como uma vedete entre as demais unidades que compõem o Campus Macaíba da UFRN: o Instituto Internacional de Neurociências (INN) e o Parque Tecnológico de Energias Renováveis (obra em parceria com o Sistema S).
Além da tradição de mais 50 anos, a escola leva o ensino técnico presencial e a distância para as mais distantes localidades do estado, inclusive os assentamentos. Presente ao evento, Fernando Cunha Lima, prefeito de Macaíba, foi categórico: “Mais uma vez a Escola Agrícola nos orgulha. Quando o aluno não podia vir aqui, à escola foi até as pessoas e todos os lugares. Por isso não serve só à Macaíba, mas a todo o RN”.
Entre os ambientes entregues hoje à EAJ constam uma área destinada à administração, um Centro Vocacional Técnico (CVT), salas de professores e um novo Restaurante Universitário (RU). Além disso, três novos laboratórios - de Controle de Qualidade de Alimentos; de Nutrição Animal; de Resíduos Sólidos e Resíduos Orgânicos, e a reforma e ampliação das instalações do Curso Técnico em Informática, em Agropecuária e Agroindústria.
Parte investimento, de cerca de R$ 5 milhões de reais, é próprio da UFRN. “Um presente de Natal”, metaforicamente falando, disse a reitora Ângela Maria Paiva Cruz. “Esse conjunto de obras trará mais qualidade para o serviço educacional – o ensino, a pesquisa e a extensão - que prestamos”, considera a gestora da universidade.

Seguidores